Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 16 de Janeiro de 2006 às 11:00

    Imprimir


O secretário de Desenvolvimento Rural, Clóves Vettorato, e os prefeitos de Campo Verde, Dimorvan Brescancim (PDT) e de Dom Aquino, Maria José Borges (PMDB), discutiram na manhã desta segunda-feira (16.01) estratégias e ações para formatar o terceiro consórcio intermunicipal de desenvolvimento econômico e social implantado em Mato Grosso pelo Governo em parceria com os Municípios. O consórcio da região Sul engloba 15 municípios que, juntos, contam com uma população de 380 mil habitantes. Além da região Sul outros dois consórcios já foram formados: o da Baixada Cuiabana, com 13 municípios. O da Bacia do Alto Rio Paraguai com 11.

No próximo dia 3 de fevereiro, às 17 horas, os gestores públicos desses Municípios se reúnem em Dom Aquino para discutir as ações que serão desenvolvidas em 2006 com as definição das cadeias produtivas dos Municípios. Em pauta, outro tema a ser abordado será o orçamento Estadual e Federal. “Temos que estabelecer estratégias e prioridades de ações para cada Município”, disse Dimorvan que é presidente do consórcio. Proposta idêntica é defendida pelo coordenador dos consórcios, Neurilan Fraga, que também participou da reunião.

O secretário Vettorato aposta na parceria com os Municípios não só para alavancar as cadeias produtivas, mas para aumentar a geração de emprego e renda. Para tanto, começa a ser executado este ano o MT Regional, um programa que envolve várias de Governo e Prefeituras para promover o desenvolvimento regional.

A prioridade do MT Regional é a organização de um programa único de Estado para o desenvolvimento local e regional com agregação de renda, trabalho, inovação e competitividade das cadeias produtivas. Associado a parceiros privados e públicos, Municípios, produtores rurais, agroindústrias, lideranças e comunidade em geral, a meta do programa é desenvolver ações integradas para promover o desenvolvimento sustentável, conservação dos recursos naturais e preservação do meio ambiente.

Os principais enfoques do MT Regional serão a definição de cadeias produtivas do agronegócio, arranjos produtivos locais e a conseqüente comercialização e industrialização.

A parceria com os prefeitos, assinalou Vettorato, tem como finalidade fomentar a economia nas regiões para promover o desenvolvimento econômico e social dos Municípios de forma sustentável, diminuindo as desigualdades regionais, mortalidade infantil e a taxa de analfabetismo. Visa ainda aumentar o número de postos de trabalho e a renda da população, além de incrementar a arrecadação dos municípios e melhorar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/324686/visualizar/