Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 11 de Janeiro de 2006 às 05:56
Por: Daniel Pettengill

    Imprimir


O presidente da Assembléia, deputado Silval Barbosa (PMDB), estuda a hipótese de concentrar as sessões plenárias deste ano entre as terças e quintas-feiras para não perder quórum durante o período de campanha eleitoral.

Com exceção de Eliene Lima (PP) e Chico Daltro (PP), que podem optar por concorrer a deputado federal, os outros 22 parlamentares são candidatos à reeleição. Silval não acredita que as atividades da Assembléia sofrerão prejuízos em razão da ausência de candidatos em campanha. A saída é colocar as matérias para apreciação no meio da semana e deixar o restante dos dias livres para os deputados trabalharem nas bases. Boa parte dos parlamentares é originária do interior. O presidente da AL, que tem a base no Norte do Estado, prevê que a "migração" dos parlamentares para as atividades de campanha será maior entre os meses de agosto e setembro.

O recesso de julho também deve ser período propício para ampliar o contato com os eleitores. "Não vai atrapalhar nada. Estamos estudando ainda outros mecanismos para termos essa garantia". As sessões plenárias serão retomadas apenas no dia 15 de fevereiro. Até lá funcionam apenas alguns gabinetes e setores administrativos da Casa. O comparecimento nesse início de ano é maior entre os parlamentares que foram designados para fazer "plantão" desde o começo do recesso, no dia 20 de dezembro de 2005. É composta pelos deputados Sérgio Ricardo (PPS), Eliene Lima (PP), Carlão Nascimento (PSDB), Vera Araújo (PT) e José Carlos de Freitas (PFL).

Entre as funções da comissão está a de representar oficialmente a Casa em eventos ou atos públicos realizados no período. Os parlamentares também têm o poder de fazer convocações extraordinárias caso haja necessidade urgente de apreciação de matérias. Ao longo de 2005, os 24 deputados participaram de 133 sessões ordinárias realizadas desde fevereiro, conforme balanço divulgado pela secretaria de Serviços Legislativos. Ocorreram ainda 29 sessões extraordinárias e 32 sessões solenes e especiais.




Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/325991/visualizar/