Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 27 de Dezembro de 2005 às 18:30
Por: NOELMA OLIVEIRA

    Imprimir


A aprovação da gestão do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) registrou uma queda de sete pontos percentuais. 41% dos eleitores aprovam o governo petista, conforme a pesquisa Ibope realizada entre os dias 9 e 14 deste mês. Já na primeira rodada da pesquisa, feita em julho, a gestão petista alcançava 48%.

A pesquisa, divulgada com exclusividade pelo Diário, aponta também que o índice de desaprovação cresceu na mesma proporcionalidade. São 50% que desaprovam a atual gestão federal, enquanto na rodada anterior, realizada em julho, eram 43%.

Um público de 8% dos eleitores não souberam ou não quiseram opinar. Na pesquisa de julho, eram 9% os indecisos. Não só a aprovação do governo petista caiu como também a sua avaliação, de acordo com eleitores de Mato Grosso.

Foi registrada uma queda de cinco pontos percentuais na avaliação da gestão de Lula. 24% dos eleitores mato-grossenses afirmaram que o governo do petista é ótima e boa, enquanto em julho, na primeira rodada da pesquisa pelo mesmo instituto, este índice alcançou 29%.

O Ibope ouviu 1.008 pessoas nas regiões Centro Sul, Sudoeste, Norte, Nordeste e Sudeste de Mato Grosso. A margem de erro máxima, segundo o instituto, é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O intervalo de confiança é de 95%.

Em todos os itens da avaliação considerados positivos, o presidente Lula registrou queda. 34% disseram que o governo petista é regular. Em julho, um público de 40% afirmava ser regular a administração do PT.

Porém, quando os itens avaliados são negativos, como ruim e péssimo, os números registram alta, comprovando a margem de desaprovação à gestão do presidente Lula. Neste quesito foi apontado um acréscimo de 11 pontos percentuais. São 39% que dizem que o governo Lula está ruim e péssimo, no entanto, em julho eram 28%. Outros 3% não souberam responder ou opinar. Na primeira rodada da pesquisa eram apenas 2% que optaram por não se manifestar.

Ao que tudo indica, as denúncias de corrupção na gestão petista, sobretudo no suposto envolvimento do esquema do mensalão, apontado pelo deputado cassado Roberto Jefferson (PTB), foram analisadas pela população mato-grossense.

Segundo o petebista, o esquema consistia em pagar aos deputados da base governista para votar nas matérias conforme a orientação do governo na Câmara Federal.

Este fator foi considerado o mais agravante da política brasileira nos últimos anos e começou a ganhar repercussão na mídia a partir de julho passado, com a instalação de duas CPIs no Congresso Nacional.

O índice de aprovação à gestão Lula é maior entre o público masculino, com 44% das indicações. No feminino é de 38%. Vale ressaltar que das 1.008 pessoas ouvidas, 509 foram homens e 499 mulheres. Já a desaprovação é maior entre o público feminino, com 53%.

Também está no público masculino os melhores índices de avaliação do governo petista. Somam 5% os que acham o governo Lula ótimo, outros 22% consideram bom e 33%, regular. Entretanto, entre as mulheres o presidente do PT alcança 4% de ótimo, 18% de bom e 34% de regular.




Fonte: Diario de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/328859/visualizar/