Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 21 de Dezembro de 2005 às 22:10

    Imprimir


O ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes, apresentou na reunião ministerial como meta do governo para 2006 a construção de mais 110 quilômetros da Ferrovia Norte-Sul, com o que se completarão 150 quilômetros construídos desde 2003.

Também informou que deverá ser iniciada a construção da ferrovia Nova Transnordestina, com 1.860 quilômetros, ligando a cidade de Eliseu Martins, no Piauí, aos portos de Pecém (CE) e Suape (PE).

Na sua exposição, Ciro informou que houve uma expansão de 16,5% na movimentação de carga nos portos brasileiros, em 2003 e 2004, na comparação com o biênio 2001/2002, e que é esperado um aumento de 8% em 2005 ante 2004. Ciro destacou, ainda, a recuperação de 23% da malha rodoviária federal em três anos e anunciou que a meta para 2006 é recuperar mais 9.300 quilômetros de estradas, além de construir, duplicar ou adequados mais 1.000 quilômetros. Também deverá ser retomada, segundo ele, a segunda etapa do programa de concessões rodoviárias federais, com a transferência de 3.000 quilômetros, no Sul e Sudeste, para a iniciativa Privada.

Setor elétrico O ministro disse que o desempenho do setor elétrico "foi um gol do governo", que conseguiu reverter a insegurança do período pós-racionamento e criar novas perspectivas para o setor. Segundo ele, na gestão Lula foram instalados 11 mil megawatts, o equivalente a uma nova Itaipu. Além disso, com as regras do novo modelo do setor elétrico, há expectativa de que, em 2006, haja um acréscimo de mais 6.391 megawatts, além do leilão de mais 7 mil megawatts de novas usinas.

Desigualdade O ministro do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias, usou dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2004 para dizer na reunião ministerial que, nos últimos 3 anos, a desigualdade de renda vem caindo no País e atinge hoje, seu nível mais baixo.

De acordo com um resumo da primeira parte da reunião, distribuído pela assessoria do palácio do planalto, Patrus afirmou que, no ano passado, o número de pessoas extremamente pobres caiu em mais de 3 milhões.

Entre as ações do governo o ministro destacou o Fome Zero, que congrega mais de 30 programas e projetos, entre eles o Bolsa Família, com 8,7 milhões de famílias atendidas até este mês, e o Programa de Microcrédito Produtivo Orientado (PMPO), no qual foram emprestados R$ 1,7 bilhão a pequenos empreendedores, auxiliando na geração de renda.

Segurança O ministro da Justiça, Mário Thomaz Bastos, fez um balanço das ações na área de segurança pública e de combate à corrupção. Bastos destacou que o quadro de pessoal da Polícia Federal subiu de 9 mil, em 2003, para mais de 12 mil funcionários atualmente.

Outro destaque, de acordo com a exposição do ministro, foi a implantação do Sistema Único de Segurança Pública (Susp), que já capacitou 4.690 policiais. Thomaz Bastos apresentou também os número finais da campanha do desarmamento, que teve mais de 470 mil armas entregues pela população, superando em 522% a meta inicial de 80 mil armas.





Fonte: Agencia Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/329407/visualizar/