Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 28 de Novembro de 2005 às 16:54
Por: Haroldo Assunção

    Imprimir


Com a finalidade de esclarecer a sociedade sobre a responsabilidade social das empresas mato-grossense e sua legitimação através Certificado de Responsabilidade Social, será realizado um seminário na Assembléia Legislativa.

O evento, que acontecerá na próxima sexta-feira (02/12), é uma promoção do Parlamento em parceria com as Federações das Indústrias (Fiemt), da Agricultura e Pecuária (Famato) e do Comércio (Fecomércio), além do Sindicato dos Contabilistas (Sincon), Conselho Regional de Serviço Social (Cress), Serviço Social da Indústria (Sesi) e as Associações Brasileira de Recursos Humanos (Abrh), dos Auditores Fiscais do Tribunal de Contas (Audife), dos Municípios (Amm) e de Mulheres de Negócios (BPW).

O seminário conta ainda com o apoio de empresas privadas como, Modelo IGA e Refrigerantes Marajá. A lei 7.687, de autoria dos deputados Humberto Bosaipo (PFL), José Riva e Eliene Lima (ambos do PP), instituiu o Certificado de Responsabilidade Social e o Troféu Responsabilidade Social, que serão conferidos anualmente para as empresas, órgãos públicos,organizações não-governamentais e organizações sociais de interesse público que desenvolvam ações em benefício da sociedade e projetos destinados a melhorar a qualidade de vida de seus empregados.

A fim de avaliar e selecionar as empresas, o Legislativo mato-grossense compôs a Comissão Mista de Responsabilidade Social, da qual participam, além de servidores da Casa, representantes das entidades parceiras - as mesmas que irão promover o seminário.

A referência de avaliação será o balanço social, que permite identificar o perfil social destas instituições durante o exercício contábil, a qualidade de suas relações com os empregados, o cumprimento das cláusulas sociais, a participação dos trabalhadores nos resultados econômicos e as possibilidades de desenvolvimento pessoal; a forma de interação delas com a comunidade e suas relações com o meio ambiente.

PROGRAMAÇÃO

O credenciamento para o seminário será feito antes do evento, entre as 07h30 e as 08 horas. Em seguida, acontecerá a solenidade de abertura.

Em seguida, das 09h às 10h15, o presidente da Comissão de Responsabilidade Social da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, Guilherme Guaragna, irá proferir palestra sobre o tema. Pausa para o coffe break matutino e o evento prossegue com palestra da vice-presidente da Comissão de Responsabilidade Social da Associação Brasileira de Recursos Humanos (Abrh), Jorgete Leite Lemos. Às 12h, almoço livre.

À tarde, a programação recomeça às 14h e o seminário prossegue com palestra da representante do Serviço Social da Indústria (Sesi), Patrícia Reis Rodrigues, que vai falar sobre as ações da entidade no campo da responsabilidade social. Depois dela, representantes das empresas Rede Cemat, Modelo IGA e Marajá Refrigerantes irão expor painel com o tema "Empresas Socialmente Responsáveis". Após o painel, trinta minutos para debate.

Às 16h para o coffe break vespertino e, logo em seguida, a palestra de encerramento, sobre o balanço social das empresas e organizações, que será ministrada pela professora Fátima de Souza Freire, da Universidade Federal do Ceará. Os certificados de participação no seminário serão depois enviados, via correio, a todos os presentes ao evento.




Fonte: Da Assessoria/AL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/332800/visualizar/