Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 24 de Novembro de 2005 às 13:39

    Imprimir


Prefeitos de Mato Grosso, integram uma Missão Técnica – Prefeito Empreendedor 2005, que estão desde o dia 20 conhecendo projetos bem sucedidos, desenvolvidos em Vitória (ES) e João Pessoa (PB), e que podem ser adotados pelos municípios Mato Grossenses. Na viagem de seis dias, os integrantes da missão conhecerão consórcios que promovem o desenvolvimento econômico, gerando emprego e renda.

O Secretário Municipal de Agricultura de Diamantino, Stephan Pereira e Silva, integra a comitiva com o objetivo de adquirir conhecimentos a respeito dos projetos que estão dando certo e possam ser implementados no município, buscando a diversificação e o fortalecimento da economia local.

Participam também da missão os prefeitos Zeno Gonçalves (Rosário Oeste), Benedito Campos (Jangada), Meraldo Sá (Acorizal), Carlos Roberto da Costa (Nossa Senhora do Livramento), Clóvis Martins (Poconé), Rogaciano Oliveira (Arenápolis), Francisco Mendes (Diamantino), José Elpidio Cavalcante (Nova Olímpia, Aniceto Miranda (Barra do Bugres) e Umbelino Campos (Alto Paraguai). Francisco Mendes, retornou a Diamantino para tratar de assuntos da administração municipal.

Na quarta – feira (23), a missão esteve no município de Guaçui, localizado a 207 quilômetros de Vitória, implantou um modelo de consórcio regional que vem despertando a atenção de muitos prefeitos. O projeto modelo foi apresentado ontem aos prefeitos de Mato Grosso. Trata-se do Consórcio Gaparaó que tem como meta a preservação do meio ambiente, com a participação da comunidade. Na cidade, as áreas desmatadas vêm sendo recuperadas com a participação de entidades de classe, universidades e ongs. Além disso, o projeto conta com o apoio do governo do Estado do Espírito Santo.

O prefeito de Alto Paraguai, Umbelino Alves Campos, disse que ficou impressionado com o resultado do consórcio desenvolvido no município de Guaçui, notadamente pela sua abrangência em toda a região. Segundo ele, a organização com o envolvimento da comunidade nas ações públicas é o fator fundamental que deve ser levado também a outros Estados. “O mais importante é o processo de conscientização da comunidade neste trabalho”, salientou.

Conforme explicou o prefeito de Denise, Israel Antunes Marques, a experiência aplicada no município capixaba é inovadora e merece ser levada a outros municípios que também enfrentam problemas com a degradação do meio ambiente. “O trabalho de preservação ambiental, com a participação de entidades e escolas é mais fácil de ser executado” garantiu.

O prefeito de Arenápolis, Rogaciano de Oliveira, também enalteceu o consórcio desenvolvido e garantiu que é uma experiência interessante. “No município de Guaçaí, que tem um solo problemático, as matas ciliares foram destruídas em pouco tempo, agora há um trabalho intensificado para sua recuperação” , disse.

O prefeito de Rosário Oeste, Zeno de Andrade Gonçalves, que também é presidente do consórcio intermunicipal de Desenvolvimento da região da Baixada Cuiabana frisou que em Mato Grosso, o consórcio regional adotou programas e projetos destinados a promover e acelerar o desenvolvimento sócio-econômico e ambiental dos municípios. Além disso, promove a integração das ações desempenhadas pelos municípios visando o desenvolvimento sustentável da região.

O Secretário Municipal de Agicultura, Stephan Pereira e Silva, disse que a viagem está sendo proveitosa, podendo conhecer projetos interessantes que causaram mudanças profundas onde foram implementadas e que podem perfeitamente ser copiadas por outros administradores. “ São projetos com viabilidade econômica e que está dando certo aqui , principalmente pelo envolvimento da comunidade, vejo que todos estamos aprendendo muito” enfatizou Stephan.

O presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios, AMM, José Aparecidos dos Santos, Cidinho, que foi o vencedor do prêmio prefeito empreendedor em 2005 no estado, destacou a importância da missão técnica. “A troca de experiências é importante para que os prefeitos possam conhecer projetos de sucesso no gerenciamento

O prefeito de Nova Marilândia e presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios - AMM, José Aparecido dos Santos, que vai integrar a comitiva de prefeitos, destacou a importância da iniciativa. “Será importante para que possamos conhecer experiências de sucesso no gerenciamento Ao longo das três últimas edições do projeto Prefeito Empreendedor, cerca de 20% dos municípios brasileiros participaram do programa. Em 2001, 268 prefeituras inscreveram projetos, no ano seguinte, 456 e em 2003 o Sebrae recebeu 872 projetos. A evolução consolidada entre 2003/2001 resulta um crescimento de 225%.





Fonte: Da Assessoria/Com AMM

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/333744/visualizar/