Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 18 de Novembro de 2005 às 08:29
Por: Joanice de Deus

    Imprimir


As Secretarias de Estado de Saúde (Ses) e Municipal de Cuiabá realizam no dia “D” da Dengue, 19 de novembro, uma grande mobilização popular de combate à doença com enfoque voltado para a necessidade de envolver a população. A mobilização acontece na praça Ipiranga, Centro da Capital, das 9 horas às 12 horas, com o slogan “Precisamos de você para dar um fora nesse mosquito - Dengue ainda não vencemos essa batalha”.

“Mato Grosso espera sensibilizar a população quanto aos cuidados de controle da doença, uma vez que a dengue é de conhecimento geral e não se pode ignorar a existência dela. Neste ano, Mato Grosso notificou 8.793 casos da dengue, sendo 4.310 confirmados. Daí a importância do envolvimento de cada cidadão mato-grossense na campanha realizada pelos órgãos públicos. A dengue é uma doença cujo mosquito Aedes aegypti vive na área urbana e seus criadouros encontram-se nos domicílios”, disse a coordenadora do Programa Estadual de Controle da Dengue, Maria de Lourdes Girardi.

Conforme Maria de Lourdes, o Ministério da Saúde (MS) em sua campanha institucional realizada neste ano chama a atenção de cada brasileiro para que tome uma atitude no controle do Aedes. “A população tem conhecimento sobre os principais cuidados que devem ser tomados para se proteger do mosquito como não deixar água parada em recipientes que não têm utilidade, como por exemplo, pneus, garrafas e potes. Também é preciso manter limpas as vasilhas de água dos animais domésticos e a caixa d’água bem fechada, colocar areia nos pratinhos dos vasos de plantas ou xaxins e dar um destino correto ao lixo doméstico. Por isso, o apelo que o Ministério da Saúde faz é ‘para combater a dengue, você e a água não podem ficar parados’”, comentou.

Para a mobilização popular, as Coordenadorias do evento do Estado e da Capital prepararam uma ampla programação para a manhã do dia 19 de novembro. A abertura está marcada para as 9 horas, com as presenças dos secretários de Saúde do Estado, Augustinho Moro, e do município, Eugênia Carvalho.

Em seguida, os técnicos da Saúde farão a abordagem popular com distribuição de material informativo e educativo. Ao mesmo tempo serão realizadas atividades lúdicas com o tema “Dengue”, danças, shows de paródias e teatro. As ações terão a participação dos agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Cuiabá. Os cantores e humoristas Nico e Lau prometem encerrar o evento com chave de ouro. A dupla preparou um show especial sobre a dengue e de uma forma bem humorada estará interagindo com o público presente. Também haverá distribuição de brindes.

Maria de Lourdes lembrou ainda que todas as Secretarias Municipais de Saúde do Estado e os Escritórios Regionais de Saúde (ERS) também foram orientados a realizarem atividades de conscientização da população.





Fonte: Assessoria/Ses-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/335409/visualizar/