Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sábado - 21 de Maio de 2005 às 09:40
Por: Patrícia Neves

    Imprimir


Diamantino e outras sete cidades do Médio Norte serão incluídas na segunda etapa do Programa de Regionalização do Turismo - Roteiros do Brasil, do Ministério do Turismo. A primeira fase contemplou nessa região, apenas as cidades de Nobres e São José do Rio Claro.

Esta é uma alternativa encontrada durante o I Seminário de Desenvolvimento do Turismo do Médio Norte, realizado em parceria entre a Secretaria de Estado de Turismo (Sedtur) e a Prefeitura Municipal de Diamantino, no dia 20 de maio, para alavancar essa região, que possui um dos menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do Estado. Os prefeitos municipais estão apostando as suas fichas de que o turismo possa reerguer essas cidades que tinha o garimpo como atividade principal, e na era do agronegócio, são maldosamente denominadas de “corredor da miséria”.

A indústria do turismo cresce a 4% ao ano contra 2% de toda economia mundial, gera quatro trilhões de dólares ao ano, o que corresponde a oito vezes o PIB brasileiro, de 500 bilhões de reais. Cerca de 10% dos empregos mundiais é em um dos 52 segmentos do turismo. Os dados foram apresentados pelo consultor da Associação Mato-grossense dos Municípios com Potencial Turístico, Francisco Lacerda.

“Nós não temos a cultura de investir em turismo. Os governos, em todas as esferas, não dão a devida atenção à atividade. O Ministério do Turismo tem um dos menores orçamentos do Governo Federal”, citou Francisco Lacerda.

Em Diamantino, a Amptur realizou três dias de palestras com o objetivo de sensibilizar a comunidade e reunir investidores do turismo. O turismo rural, de esportes radicais e o centro histórico podem ser as alternativas para a cidade. Os outros municípios vão se organizar para trabalhar a idéia com a comunidade.

“O investimento em turismo deve ser trabalhado junto com a população, não depende apenas da vontade do prefeito ou dos vereadores, a comunidade tem que participar”, declara o prefeito de Diamantino, Francisco Ferreira Mendes Júnior.

Cada cidade fará um inventário do patrimônio histórico e definir em que modalidade de turismo vai se enquadrar. Um exemplo de roteiro turístico é a visitação da lagoa azul, em Nobres; conhecer o centro histórico de Diamantino; visitar um garimpo e a nascente do Rio Paraguai, em Alto Paraguai e pernoitar em uma pousada em São José do Rio Claro.

“O turismo é a principal atividade econômica de Gramado (RS) e Bonito (MS), e pode ocorrer o mesmo no Médio Norte de Mato Grosso”, destacou a secretária da Sedtur, Yêda Marli Assis.





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/338660/visualizar/