Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 13 de Maio de 2005 às 17:44
Por: Antonio Peres Pacheco

    Imprimir


O deputado federal Raul Jungmann (PPS-PE) fez uma visita de cortesia ao governador Blairo Maggi nesta quinta-feira (12). Por cerca de uma hora, o deputado e o governador conversaram sobre política e a administração estadual. Na opinião de Jungmann, Mato Grosso está em posição confortável em relação à política nacional. O deputado federal considera que o Estado tem potencial para alterar o eixo da política brasileira, que hoje concentra poder no Sul-Sudeste.

“Vejo Mato Grosso, e disse isso ao governador Maggi, como uma locomotiva da mudança do eixo político do país no curto prazo. Pela força do seu desenvolvimento puxado pelo agronegócio, em 2010, Blairo Maggi despontará como uma grande força política no cenário nacional, um candidato realmente muito forte para a Presidência da República”, vaticina Jungmann.

A grande preocupação, avalia o parlamentar, é com a rearticulação do que classifica como “forças do atraso”, representada pelos políticos tradicionais e por grupos oportunistas que rondam o Poder Público. “É fundamental que os companheiros de Mato Grosso não permitam que o atraso engula o novo, o moderno, representado pelo governador Blairo Maggi”, disse Jungmann. “O que me deixa mais tranqüilo é o fato de que o governador está atento ao risco da instalação de poderes paralelos ao Estado em Mato Grosso e trabalha de forma a manter afastado o risco do atraso se impor”, completou o deputado.

VERTICALIZAÇÃO

Durante a audiência, inicialmente agendada apenas como uma “visita de cortesia”, a política dominou a conversa. Jungmann aproveitou a oportunidade para analisar com o governador o atual quadro político nacional criado com o afastamento da possibilidade da verticalização das alianças para as eleições de 2006.

Para o deputado federal, com a queda da proposta de verticalização, as conversas sobre possíveis alianças voltam à estaca zero. “As negociações devem desacelerar agora, voltar ao ritmo normal do calendário político”, acredita Jungmann. Para o deputado, seria precipitado o PPS forjar tão cedo alianças com vistas às próximas eleições.

“Não é preciso ter pressa, pelo contrário. Este é o momento de dar tempo ao tempo para que as conversações possam amadurecer mais. Do meu ponto de vista, os companheiros de Mato Grosso não devem antecipar nenhuma discussão e o governador Maggi deixou claro que essa também é a sua percepção”, considera o parlamentar.

Segundo relatou Jungmann, na conversa o governador Blairo Maggi demonstrou tranqüilidade com relação à sucessão eleitoral do ano que vem, assim como a respeito das composições que devem ser feitas para o embate eleitoral. “O governador Blairo Maggi demonstrou consciência de que as forças do atraso devem ser mantidas longe do poder e de que o Estado precisa avançar mais para estabelecer equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e o social”, disse o parlamentar.





Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/339940/visualizar/