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Repórter News - reporternews.com.br
Acordo prevê R$ 60 mi à BR-158
O governador Blairo Maggi (PPS) e a bancada federal de Mato Grosso fecharam ontem acordo para viabilizar R$ 60 milhões para a pavimentação da BR-158, que corta grande parte do leste mato-grossense. Pela proposta, os parlamentares indicarão neste ano emendas individuais no valor de R$ 30 milhões para a obra. O Estado, em contrapartida, investirá o mesmo montante com recursos próprios.
Apesar das disposição de ambas partes, a proposta ainda precisa do aval do Ministério dos Transportes. Deputados federais, senadores e Maggi apresentam o projeto ao governo Lula no próximo dia 10. O entrave legal pode ocorrer pelo fato do Estado aplicar dinheiro em obras de responsabilidade da União. "Tivemos essa reunião hoje (ontem) e os deputados e senadores se mostraram dispostos a transferir as emendas para a BR-158. O Estado, com isso, colocaria R$ 1 a cada R$ 1 investido pelo governo federal. Se não houver maiores empecilhos, esperamos começar as obras já neste ano", explicou Maggi. Segundo ele, já foram empenhados R$ 30 milhões para a rodovia. Isso não significa, contudo, que os recursos serão realmente liberados pela União.
Programa Pantanal - Numa resposta ao ex-governador Dante de Oliveira (PSDB), Blairo Maggi diz que administração passada pouco fez em defesa do Programa Pantanal, que prevê US$ 200 milhões do BID para Mato Grosso. "Estive várias vezes em Brasília e não conseguimos avançar nessa questão, mas ele (Dante) ficou oito anos no governo e não conseguiu também". O secretário de Estado de Infra-estrutura, Luiz Pagot, diz que o problema ocorre também por causa do conflito de interesses. Enquanto o Planalto defende que os recursos sejam investidos em pesquisas de longo prazo, Maggi prioriza obras de saneamento básico em municípios da Baixada Cuiabá e cidades da região pantaneira. MT propôs à União arcar com a contrapartida da União para que recursos sejam liberados. A proposta foi rejeitada. (TM)
Apesar das disposição de ambas partes, a proposta ainda precisa do aval do Ministério dos Transportes. Deputados federais, senadores e Maggi apresentam o projeto ao governo Lula no próximo dia 10. O entrave legal pode ocorrer pelo fato do Estado aplicar dinheiro em obras de responsabilidade da União. "Tivemos essa reunião hoje (ontem) e os deputados e senadores se mostraram dispostos a transferir as emendas para a BR-158. O Estado, com isso, colocaria R$ 1 a cada R$ 1 investido pelo governo federal. Se não houver maiores empecilhos, esperamos começar as obras já neste ano", explicou Maggi. Segundo ele, já foram empenhados R$ 30 milhões para a rodovia. Isso não significa, contudo, que os recursos serão realmente liberados pela União.
Programa Pantanal - Numa resposta ao ex-governador Dante de Oliveira (PSDB), Blairo Maggi diz que administração passada pouco fez em defesa do Programa Pantanal, que prevê US$ 200 milhões do BID para Mato Grosso. "Estive várias vezes em Brasília e não conseguimos avançar nessa questão, mas ele (Dante) ficou oito anos no governo e não conseguiu também". O secretário de Estado de Infra-estrutura, Luiz Pagot, diz que o problema ocorre também por causa do conflito de interesses. Enquanto o Planalto defende que os recursos sejam investidos em pesquisas de longo prazo, Maggi prioriza obras de saneamento básico em municípios da Baixada Cuiabá e cidades da região pantaneira. MT propôs à União arcar com a contrapartida da União para que recursos sejam liberados. A proposta foi rejeitada. (TM)
Fonte:
A Gazeta
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/341774/visualizar/
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