Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Sábado - 30 de Abril de 2005 às 08:37

    Imprimir


Começa neste terça-feira a segunda versão do Curso de Treinamento a Distância sobre a Gestão da Qualidade do Ar em Centros Urbanos, promovido pelo Banco Mundial com o apoio da GDLN (Rede Global de Aprendizagem para o Desenvolvimento) e sob a coordenação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O curso será oferecido simultaneamente em todas as capitais brasileiras e, em Cuiabá, será realizado em uma sala de videoconferência instalada na Assembléia Legislativa, na praça Moreira Cabral, s/nº.

O curso destina-se a funcionários públicos, profissionais do setor privado, técnicos atuando em consultorias ou organizações locais e a todos aqueles interessados na prevenção e controle da contaminação do ar na América Latina e, em especial, no Brasil.

Para se inscreverem, os interessados devem efetuar o pagamento de uma taxa de inscrição de R$100 a serem depositados a favor da Fundação JPF - Curso do Banco Mundial, Banco do Brasil, Agência: 3652-8 conta-corrente: 22.240-2. O comprovante de pagamento deverá ser enviado a Secretaria do Curso, através do e-mail: lepa@acd.ufrj.br ou fax: 21 2598-9507.

Programação

O curso está dividido em 9 módulos: introdução; inventário de emissões e controle; monitoramento da qualidade do ar; modelagem de cenários; impactos da poluição do ar; controle das emissões veiculares; estratégias para redução da poluição do ar no transporte urbano; controle de fontes fixas; e gestão integrada da qualidade do ar.

A apresentação das aulas será em português. Os participantes receberão materiais didáticos em CD-ROM (espanhol e inglês) e terão acesso à página da Internet do curso (em português). Tutores designados e treinados nas diferentes tele-aulas facilitarão as discussões e os trabalhos individuais e em grupo. Os participantes também poderão comunicar-se com os instrutores, via forum de discussões no website do curso. Avaliações do curso por participantes deverão ser submetidas pela Internet e serão anonimamente processadas pelo Instituto do Banco Mundial.

As tele-aulas serão realizadas nas seguintes datas: 03.05, 10.05, 17.05, 24.05, 06.06, 14.06, 21.06 e 28.06, sempre no horário das 14h às 16h. Além disso, os participantes deverão empregar aproximadamente seis horas semanais em leituras, exercícios e trabalhos de equipe.

Em função das características do curso, os participantes deverão ter condições próprias de acesso a computador PC ligado à Internet, bem como possuir algum embasamento sobre as questões gerais ligadas à contaminação do ar.

Outras informações podem ser obtidas junto à Coordenação Local do curso, com o Prof. Paulo Modesto Filho; do Departamento de Engenharia. Sanitária e Ambiental da Universidade Federal de Mato Grosso, pelo telefone 622-0368 ou pelo e-mail: modesto@cpd.ufmt.br.





Fonte: RMT Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/342446/visualizar/