Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 18 de Abril de 2005 às 13:56
Por: Raquel Ferreira

    Imprimir


Com a presença de representantes de 43 Uniões de Associações de Moradores de Bairros de Mato Grosso será lançado no próximo dia 29 o Projeto de Participação Comunitária, uma iniciativa envolvendo o Governo do Estado de Mato Grosso e a Federação Mato-grossense das Associações de Moradores de Bairros (Femab). Faz parte do projeto a realização de um curso de qualificação com líderes comunitários do Coxipó entre os dias 13 e 14 de maio. O curso será levado ainda para outros bairros da capital e também para o interior.

“É a continuação do trabalho que está sendo feito entre o governo e as comunidades”, disse o secretário-chefe da Casa Militar, coronel PM Orestes de Oliveira, durante reunião que iniciou a elaboração da pauta do curso e da qual participaram líderes comunitários. Um dos assuntos que será abordado durante o curso é sobre a atuação da polícia comunitária e a criação dos conselhos de segurança nos bairros. Segundo o major Wilson Batista, que coordena as Polícias Comunitárias e foi um dos participantes da reunião, atualmente já estão implantadas 14 conselhos e este ano mais 15 serão criados.

Outro tema que já foi definido para o curso é o Associativismo e sua Organização, pelo qual, mediante a utilização de micro créditos, a comunidade pode ter a oportunidade de investir em alguma atividade que gere emprego e renda. “Este governo está abrindo as portas para a comunidade. Esperamos que após estes cursos de capacitação as ações tenham continuidade”, disse o presidente da União Cuiabana de Associações de Moradores (Ucamb), Édio Martins.

O encontro, no gabinete do secretário Orestes de Oliveira, teve a participação de dez líderes comunitários, entre os quais o presidente da Femab, Walter Arruda. O presidente da União Coxipoense de Associações de Moradores (Ucam), Walmir Cardoso e o assessor especial de Ação Comunitária do Governo do Estado, Genilto Nogueira, além de outras lideranças, como o coordenador do pólo da Femab em Nova Xavantina, Antonio Pinheiro, que representou a União das Associações de moradores que abrange 16 associações daquele município.

Além do primeiro curso que será realizado no Coxipó, o qual terá a participação de 350 líderes, está previstos nos meses seguintes outros cursos com diferentes bairros da capital e também em Várzea Grande. Em agosto, já está programado, também, um grande encontro estadual entre o governo do Estado e as comunidades.

“Nestes cursos de capacitação os presidentes também serão orientados a se adequar ao novo Código civil. As associações passam a ser enquadradas como entidade de interesse público podendo, assim, formalizar convênio com a União”, disse o presidente da Femab, Walter Arruda. O curso incentivará também as lideranças a discutirem com os municípios as necessidades de seus bairros que poderão ser colocados no orçamento participativo.





Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/345541/visualizar/