Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 14 de Abril de 2005 às 17:49
Por: Rose Medeiros

    Imprimir


A preocupação com a recuperação de estradas municipais e vicinais que cortam o Município de Cocalinho (923 km a Leste da Capital) foi abordada pelo vereador Flávio Mendes em audiência com o governador Blairo Maggi nesta quinta-feira (14.04), no Palácio Paiaguás.

“Nós pedimos ao governador a continuidade da parceria, em que duas máquinas (um caminhão e uma pá carregadeira) do Estado são cedidas ao Município, em sistema de comodato, para recuperação das estradas”, disse o deputado estadual Eliene Lima, que esteve acompanhando o vereador na audiência. “O governador sinalizou positivamente, nos informou que as máquinas estão passando por uma reforma e serão novamente cedidas ao Município”, informou.

De acordo com o deputado, a antiga administração municipal, quando deixou o mandato, devolveu ao Estado as máquinas cedidas, que eram as únicas usadas no Município para a recuperação de estradas. “Cocalinho é um Município pequeno, distante da Capital e essas parcerias são muito importante para população”, disse o deputado. Emancipada há 16 anos, Cocalinho tem atualmente uma população de 5,5 mil habitantes e a economia baseada na agropecuária.

A população do Município também está sendo atendida pelo Estado na área da saúde. Nesta quinta-feira, foi entregue à administração da cidade uma ambulância, adquiridas com recursos do Fundo Estadual de Saúde, no valor de R$ 117 mil. “Nós tínhamos uma ambulância sucateada. A UTI móvel entregue hoje vai atender a nossa demanda”, disse o vereador Flávio Mendes, que veio a Cuiabá para solenidade de entrega dos veículos, com o secretário Municipal de Saúde de Cocalinho, Elias Gontijo.

De acordo com o vereador, os atendimentos de saúde de maior complexidade são procurados pela população de Cocalinho no Município de Água Boa, que fica cerca de 200 km da cidade. “Essa ambulância significa a redenção para o sacrifício desses moradores”, disse o deputado Eliene Lima.

EDUCAÇÃO – Após a audiência, o deputado estadual Eliene Lima afirmou estar satisfeito com o apoio que o Estado tem dado ao projeto de cursinho pré-vestibular comunitário, realizado em Cuiabá.

De acordo com o deputado, o Estado tem contribuído com material didático, disponibilizado pelo Fundo de Amparo à Pesquisa de Mato Grosso (Fapemat) por meio dos projetos de pesquisas realizados pelos alunos. Segundo Lima, o Governo também tem sido parceiro no projeto de inclusão digital, realizado nos bairros de família de baixa renda da Capital, por meio dos quais jovens tem acesso a cursos básicos de informática. As aulas são ministradas num ônibus equipado com 20 computadores. “As turmas são formadas por cerca de 300 alunos e o curso tem a duração de dois meses”, informou.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/346642/visualizar/