Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 30 de Março de 2005 às 07:48
Por: Romilson Dourado

    Imprimir


Com 901,4 mil km2, Mato Grosso perdeu, em 2003, 10,4 mil km2 de cobertura florestal, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O governo do Estado afirma que 4 mil km2 foram desmatados ilegalmente e quase todas as propriedades que fizeram o desmatamento irregular foram multadas.

Desde 2000, o Estado tem um sistema pioneiro de licenciamento rural que usa imagens de satélite. Infrações podem ser detectadas em cada propriedade, o que facilita a fiscalização. Mas o sistema, que chegou a reduzir o desmatamento em quase 30% no Estado no início, não evitou a explosão do desflorestamento provocada pelos altos preços das commodities agrícolas em 2003. A expectativa do governo é que o desmatamento caía.

O governador Blairo Maggi afirma que seu governo continuará lutando pela preservação ambiental. Considera que o desmatamento não envolve apenas produtores que não conseguem licenciamento na Fema, mas também aqueles que desmatam simplesmente para fazer ocupação, como vem ocorrendo no Noroeste do Estado, especialmente em Colniza, criando problemas ambientais e sociais. Ele rebate as críticas de que os agricultores queiram devastar a Amazônia.




Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/350257/visualizar/