Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 18 de Março de 2005 às 16:48
Por: Soraia Ferreira

    Imprimir


Alunos, professores e comunidade em geral do Médio Norte do Estado receberam a visita da secretária de Estado de Educação, Ana Carla Muniz, nesta quinta-feira (17.03). Acompanhada do deputado estadual Campos Neto (PFL), da superintendente de Gestão Escolar da Seduc, Roberta Penna, e do presidente da Associação Matogrossense dos Municípios (AMM), José Aparecido dos Santos a secretária visitou quatorze escolas estaduais localizadas nos municípios de Diamantino, Alto Paraguai, Nortelândia, Arenápolis, Santo Afonso e Nova Marilândia.

“Nosso objetivo é averiguar de perto a situação de nossas escolas. Hoje, a rede estadual de ensino possui 633 unidades e fazer a manutenção dessas escolas exige alto investimento. De acordo com um levantamento realizado pelo setor de rede física, para resolver todos os problemas da parte estrutural das escolas seria necessário um investimento de R$ 160 milhões, e a nossa programação de investimento para 2005 é de R$ 35 milhões. Temos que considerar que somente com a folha de pagamento de pessoal, a Seduc utiliza 80% do orçamento”, explicou a secretária.

No município de Diamantino (209 km de Cuiabá) Ana Carla, que foi recepcionada pelo prefeito Francisco Ferreira Mendes Júnior e vereadores, visitou três escolas. As primeiras a serem visitadas foram as unidades Doutor Manoel Joaquim Murtinho que atende cerca de 920 alunos, em 11 salas de aula, e a Serra Azul que atende crianças do 1º e 2º ciclo do Ensino Fundamental. Nessa última, a secretária solicitou ao engenheiro da Seduc, Nelsi Carvalho, um estudo para a drenagem do terreno, troca do piso e reservatório de água.

Atendendo ao pedido do prefeito Franscisco Mendes, a secretária saiu do roteiro previsto e também fez uma visita à E.E. Plácido de Castro, a escola mais antiga de Diamantino. A unidade, atualmente com 950 alunos, possui 10 salas de aula, laboratório de informática, biblioteca e demais dependências.

ALTO PARAGUAI – Em Alto Paraguai (localizado a 219km de Cuiabá), Ana Carla, acompanhada do prefeito Umbelino Campos, conheceu as escolas Alexandre Gomes da Silva Chaves, Doutor Arnaldo Estevão de Figueiredo e a Clóvis Pinheiro.

A diretora da E.E. Arnaldo Figueiredo, Adeli Aparecida Venturoso entregou a secretária reivindicações para a reparação das paredes, parte hidráulica, forro e vidros para as janelas. “Com o apoio da secretária acho que poderemos desenvolver um trabalho ainda melhor”, destacou a diretora.

A secretária anunciou que a Arnaldo Figueiredo, construída em 1973, irá receber banheiros com pisos e divisórias de granilite, pias de mármore, adequação para os alunos Portadores de Necessidades Educacionais Especiais (Pnee´s) e espelho.

Na Escola Clóvis Pinheiro, o capricho com que a administração cuida da escola chamou a atenção da secretária. “A maioria das escolas precisam de pequenos reparos. Desde o início do governo, já reformamos 244 unidades e 30 foram ampliadas, mas não conseguimos atender a todos. Os diretores são nossos grandes parceiros na manutenção das unidades”, concluiu.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/351934/visualizar/