Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 02 de Março de 2005 às 13:00

    Imprimir


A sonda européia SMART-1 conseguiu entrar em sua órbita definitiva ao redor da Lua, durante uma manobra efetuada graças a seu sistema de propulsão elétrica, anunciou hoje a empresa que criou o sistema, Snecma Moteurs. Lançada em setembro de 2003 por um foguete Ariadna, a sonda da Agência Espacial Européia (ESA) entrou em órbita ao redor da Lua no mês de novembro.

A última manobra permitiu ao satélite conseguir uma órbita de 470 quilômetros sobre 2,9 mil quilômetros de altitude, "ainda mais baixo do que o previsto para poder observar melhor a Lua", destacou a Snecma Moteurs. O propulsor elétrico da sonda acumula 4.600 horas de missão, o que constitui um recorde mundial para este tipo de propulsão.

Graças a sua boa impulsão, a sonda SMART-1 viajou da Terra à Lua em 17 meses e consumiu apenas 75 quilos de Xenon, gás inerte utilizado como combustível dos propulsores elétricos. A economia de gás Xenon durante a viagem Terra-Lua permitirá prolongar a missão de observação por mais um ano e triplicar a coleta de dados científicos no domínio do visível, do infravermelho e dos raios X. O objetivo da sonda é elaborar uma carta geográfica da topografia e da composição mineral da Lua.





Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/355827/visualizar/