Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Domingo - 20 de Fevereiro de 2005 às 15:31
Por: Erica Santana

    Imprimir


Brasília - Bolsas de R$ 75 por mês, capacitação para serviços na comunidade e estímulo à permanência na escola são alguns dos benefícios do programa Agente Jovem. O ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, responsável pelo programa, quer dobrar o número de jovens a serem atendidos em 2005. Atualmente, mais de 55 mil adolescentes são beneficiados em 1.077 municípios. "A expansão, isto é, a implantação em outros municípios, ou a ampliação de metas de atendimento nos municípios onde o projeto já atua, ocorrerá dentro de uma discussão prevista no Sistema Único de Assistência Social. Existem instâncias estaduais que discutem os critérios, em conjunto com o governo federal, e como essa ampliação vai acontecer ao longo do ano de 2005", informou José Eduardo Andrade, coordenador geral de Regulação das Ações de Proteção Social Básica do ministério, em entrevista ao programa NBR Manhã.

O Agente Jovem atua nos municípios e lida com jovens que estão em situação de vulnerabilidade e que possuam renda de até meio salário mínimo. Esses jovens beneficiados já fizeram parte de outros programas sociais. "Muitos vêm de programas e projetos sociais que atendem a crianças e adolescentes em exploração de trabalho, que foram vítimas de algum tipo de violência e também a jovens que são encaminhados pelos conselhos tutelares ou conselhos dos direitos", explicou o coordenador.

O projeto estimula a freqüência escolar do jovem e seu envolvimento em programas comunitários. Segundo Andrade, "a meta é reforçar a importância da permanência do jovem na escola e, mais do que isso, do sucesso dele. A atividade comunitária que o jovem desenvolve, de certa forma, reforça isso e permite que ele utilize conhecimentos que a escola também traz nesse tipo de atividade, na sua comunidade".

Ao completar 18 anos, ou ser beneficiado por um ano, o jovem deve deixar o projeto. Em 2004, informa o coordenador, o ministério do Trabalho e os representantes do Agente Jovem decidiram desenvolver ações para garantir que, ao deixar o programa, o beneficiado possa ingressar no programa Primeiro Emprego.




Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/358558/visualizar/