Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 17 de Fevereiro de 2005 às 07:35

    Imprimir


Será realizada hoje, a partir das 8h, a argüição pública dos 51 postulantes à lista sêxtupla, que será remetida ao Tribunal de Justiça para a escolha de três nomes para a lista tríplice que segue posteriormente ao crivo do governador do Estado, Blairo Maggi. Só depois haverá a escolha do novo desembargador da Justiça Mato-grossense. A expectativa da OAB é de que a sessão dure o dia inteiro, já que todos terão direito a fala e a apresentarem suas plataformas caso sejam os escolhidos.

Mesmo a OAB tendo sete mil inscritos, apenas 30 pessoas, cinco ex-presidentes, Salvador Pompeu de Barros Filho (desembargador aposentado), Milton Armando, Amaral Augusto da Silveira, Benedito Flaviano e Agnelo Bezerra, e os 25 membros do Conselho Seccional, eleitos no final de 2003 é que vão votar nos candidatos inscritos e aprovados pela Comissão Eleitoral. Inclusive por decisão do Conselho Seccional, vencido os votos do presidente, Francisco Faiad e do relator, todos os demais votaram pela escolha de forma indireta e não direta.

Depois da argüição pública, os eleitores vão votar nos candidatos que pelo Estatuto da OAB devem ter 50% + 01 (voto), ou no mínimo 16 votos. Aí começa a complicação do pleito. As escolhas são por rodízio, ou seja, escolhe-se o primeiro da lista. Aprovado o primeiro, passa-se a escolha do segundo nome a ingressar na lista e assim por diante até que o sexto esteja escolhido. As votações são independentes, ou seja, se o primeiro escolhido tiver, por exemplo, 18 votos e for aprovado e na segunda votação para a próxima vaga o segundo obtiver 20 votos, não se altera a colocação na lista, ele será o segundo aprovado.

Se por ventura, numa das seis votações da qual estão em jogo 180 votos, ninguém obtiver metade mais um por duas vezes em seguida o processo é encerrado e novamente terão que ser abertas novas inscrições para que outros postulantes possam pleitear a indicação na lista sêxtupla. (ML)




Fonte: Diário de Cuiaba

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/359515/visualizar/