Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 04 de Janeiro de 2005 às 11:08
Por: Sérgio Roberto

    Imprimir


A primeira sessão da 7ª legislatura da Câmara Municipal de Tangará da Serra de fato deu início a uma crise no Partido dos Trabalhadores do município. O estopim da crise foi a eleição para a escolha da nova mesa diretora, em que o jovem Jaconias José da Silva, do PT, vereador mais votado no pleito de outubro, figurava como candidato.

Jaconias perdeu para o experiente Amauri Paulo Cervo, do PMDB. Até aí tudo bem... O problema é que o também petista Pedro Francisco da Silva votou em Amauri, deixando Jaconias com um único voto (dele próprio) contra nove favoráveis ao peemedebista. Como réplica, Jaconias se absteve de votar em Pedro Francisco na escolha do 2° secretário. O mal-estar entre os dois foi visível ainda durante a sessão.

O presidente do diretório municipal do PT, José Rosa de Paula, afirmou ontem ao DS que a sigla abrirá processo disciplinar contra o vereador Pedro Francisco da Silva. "Nós, do PT, pregamos a fidelidade partidária. Quando é época de eleições, os candidatos precisam do partido, mas será que podem desprezá-lo depois de eleitos?", questionou, argumentando que Pedro Francisco não seguiu as deliberações do PT.

José Rosa nega que o posicionamento da cúpula do PT seja fundamentalismo partidário e foi mais além, colocando em dúvida as intenções do vereador ao votar em Amauri Paulo Cervo. "Foi um posicionamento obscuro, sem transparência. O Pedro deixou de lado a ética partidária. Não sabemos qual foi o acordo para ele votar daquela forma", disparou.

O presidente petista local adiantou que o processo disciplinar por infidelidade partidária poderá render a Pedro Francisco da Silva a suspensão ou até mesmo a expulsão da sigla. O vereador, por sua vez, esclareceu na tribuna da Câmara, nessa segunda-feira, que votou em Amauri Paulo Cervo por opção e consciência, já que conhece o peemedebista há 25 anos por sua trajetória política, por sua experiência e por sua capacidade.

Na noite dessa segunda-feira houve uma reunião fechada entre a cúpula da agremiação e o vereador Pedro Francisco da Silva. Nesta terça-feira deverá haver novidades no PT de Tangará da Serra.




Fonte: Diário da Serra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/361629/visualizar/