Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 03 de Janeiro de 2005 às 06:34
Por: Anderson Pinho

    Imprimir


Num secretariado formado em sua maioria por homens, as mulheres ocupam um espaço significativo no staff do prefeito eleito de Cuiabá, Wilson Santos (PSDB). Até a semana passada, o nome de cinco mulheres já haviam sido anunciados para cargos de primeiro e segundo escalões. Tal iniciativa empolgou a vice-prefeita Jacy Proença (PSB), que avalia esse momento como um marco na conquista de espaço das mulheres no cenário político.

"É reconhecido o nosso papel e nosso valor em diversas esferas, mas no campo da política isso precisa avançar e muito. Fico feliz porque sei que esse início, efetivamente, vai se dar no momento em que Wilson Santos vai assumir a prefeitura. Estou extremamente satisfeita prefeito, com o seu posicionamento pelo reconhecimento e posicionamento de valorização das mulheres".

Jacy explica que esse reconhecimento teve início bem antes do anúncio do secretariado. "Se deu bem antes, na composição de sua chapa para concorrer às eleições. E está se dando na escolha de mulheres extremamente qualificadas, preparadas para poder responder por essas áreas de extrema importância na ação de uma administração municipal", completa a professora.

Das quatro administrações regionais, pelo menos duas serão ocupadas por mulheres. Maristela Okamura (norte) e Carmem Siqueira Gonçalves (sul). A regional leste, cujo nome não foi confirmado, será ocupado por outra mulher a pedido do próprio Wilson. Além disso a jornalista Noelma Fernanda Oliveira foi escolhida para ser secretária-adjunta de Governo e Comunicação.

A Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap) será comandada por Eliane Rondon e a Secretaria de Bem-estar Social pela arquiteta Adriana Bussiki, primeira-dama do município. "Por tudo isso, sei que essa prefeitura vai estar mais próxima da cidadã e do cidadão. Tenho uma perspectiva muito positiva dessa administração de homens e mulheres", completa a vice-prefeita.

No lugar certo - Jacy nunca escondeu interesse pela Secretaria Municipal de Educação (SME) - agora Educação, Desporto e Lazer -, mas acordos políticos firmados em campanha fizeram com que a pasta fosse ocupada por João Pedro Valente. Da mesma forma Adriana Bussiki. Ideal para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Smades) ou o Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Urbano (IPDU) ela vai ocupar a pasta de Bem-estar Social.




Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/361994/visualizar/