Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quarta - 08 de Dezembro de 2004 às 17:40

    Imprimir


Brasília - A emissão de dióxido de carbono (CO2) pelo Brasil aumentou de 979 milhões de toneladas, em 1990, para 1,03 bilhão de toneladas em 1994. O desmatamento é o maior responsável por essa emissão, que chega a mais de 70%. O CO2 é um dos principais gases causadores do aquecimento global.

Em menor quantidade, com 23%, vem o uso de combustíveis fósseis, especialmente no transporte e na indústria. Em 1994, o País emitiu 13,2 milhões de toneladas de gás metano, vindo principalmente (77%) da agricultura.

Os dados constam do Inventário de Emissões de Gases do Brasil, apresentado nesta quarta-feira pelo ministro José Dirceu, chefe da Casa Civil, junto com os ministros Eduardo Campos, da Ciência e Tecnologia, Dilma Rousseff, das Minas e Energia, e Marina Silva, do Meio Ambiente.

O inventário será apresentado na 10.ª Conferência das Partes da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-10), em Buenos Aires.

Projetos e compromisso

Na sexta-feira, o governo brasileiro apresentará também projetos já implantados no País, como o Programa Nacional do Álcool, e as iniciativas adotadas para a conservação de energia e que estimulem o uso de fontes renováveis.

Países em desenvolvimento não têm, de acordo com a convenção do clima e com o Protocolo de Kyoto, compromissos de redução ou limitação de emissões de gases de efeito estufa. O Brasil, entretanto, vai mostrar em Buenos Aires que criou regras para implantar o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo, proposto na Convenção de Kyoto.

"Nós queremos contribuir para um esforço mundial de combate à emissão de gases de efeito estufa", disse o ministro da Ciência e Tecnologia, ressaltando que o Brasil é responsável por apenas 3% das emissões mundiais de gases.




Fonte: Agência Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/365526/visualizar/