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Ministros debatem Cuiabá-Santarém
Os ministros Nelson Machado, do Planejamento, e Marina Silva, do Meio
Ambiente se reuniram na quinta-feira com secretários-executivos de vários ministérios para debater a implantação de unidades avançadas do governo federal na região de influência da BR-163, mais conhecida como Cuiabá-Santarém, para minimizar os problemas sócio econômicos que afetam a região.
Entre os problemas enfrentados estão aceleração de migrações desordenadas, grilagem, ocupação ilegal de 1terras públicas, concentração fundiária, desmatamento, aumento da criminalidade e precarização das condições de saúde pública. O Governo quer implantar as unidades avançadas para reduzir esses problemas e prestar os serviços básicos oferecidos normalmente pelo Estado.
Segundo a proposta, a implantação das unidades avançadas será feita pela parceria de diversos órgãos do governo federal com estados e municípios da região para, em caráter de emergência, assegurar a presença do estado durante a operacionalização do plano de desenvolvimento sustentável feito para a pavimentação da rodovia.
Essas unidades deverão ser implantadas em meados do primeiro semestre de 2005, com a possibilidade de haver unidades móveis de serviço ao cidadão que possam também atender às cidades mais distantes dos 6 pontos que inicialmente estão sendo estudados.
"A idéia é que a gente tenha uma coordenação geral, muito próxima dos centros de decisão política do governo e que tenha condições de acessar rapidamente e facilmente cada um dos ministérios envolvidos em ações específicas de sua área". Disse o ministro Nelson Machado"
A rodovia Cuiabá-Santarém (BR-163) foi aberta no início da década de 70 com a finalidade de ligar a região Centro-Oeste ao porto de Santarém (PA). A possibilidade de escoar a crescente produção do norte do Mato Grosso, pelos portos de Mirituba (em Itaituba) ou Santarém, tornou o asfaltamento da rodovia uma obra estratégica para o desenvolvimento regional.
Entre os problemas enfrentados estão aceleração de migrações desordenadas, grilagem, ocupação ilegal de 1terras públicas, concentração fundiária, desmatamento, aumento da criminalidade e precarização das condições de saúde pública. O Governo quer implantar as unidades avançadas para reduzir esses problemas e prestar os serviços básicos oferecidos normalmente pelo Estado.
Segundo a proposta, a implantação das unidades avançadas será feita pela parceria de diversos órgãos do governo federal com estados e municípios da região para, em caráter de emergência, assegurar a presença do estado durante a operacionalização do plano de desenvolvimento sustentável feito para a pavimentação da rodovia.
Essas unidades deverão ser implantadas em meados do primeiro semestre de 2005, com a possibilidade de haver unidades móveis de serviço ao cidadão que possam também atender às cidades mais distantes dos 6 pontos que inicialmente estão sendo estudados.
"A idéia é que a gente tenha uma coordenação geral, muito próxima dos centros de decisão política do governo e que tenha condições de acessar rapidamente e facilmente cada um dos ministérios envolvidos em ações específicas de sua área". Disse o ministro Nelson Machado"
A rodovia Cuiabá-Santarém (BR-163) foi aberta no início da década de 70 com a finalidade de ligar a região Centro-Oeste ao porto de Santarém (PA). A possibilidade de escoar a crescente produção do norte do Mato Grosso, pelos portos de Mirituba (em Itaituba) ou Santarém, tornou o asfaltamento da rodovia uma obra estratégica para o desenvolvimento regional.
Fonte:
Da Assessoria
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/366181/visualizar/
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