Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 03 de Dezembro de 2004 às 23:49
Por: Joana Dantas

    Imprimir


Os bons resultados alcançados pela Agência de Fomento do Estado de Mato Grosso (MT Fomento) em tão pouco tempo de atuação no Estado atraíram a atenção de lideranças da Assembléia Legislativa. O presidente do Legislativo, José Riva, em visita nesta quinta-feira (02.12), elogiou a assistência da instituição às micro e pequenas empresas e afirmou que a agência será o mais eficiente instrumento de apoio ao pequeno negócio e ao desenvolvimento social da população mato-grossense.

“O governador Blairo Maggi criou uma instituição de fomento importante para os pequenos empreendimentos. O sucesso da agência de ser a meta de toda a sociedade mato-grossense”, afirmou o deputado Riva.

Ele destacou como exemplo de inclusão social o Projeto Pedalar, implementado pela MT Fomento em alguns municípios do Estado. A agência está financiando bicicletas à população de baixa renda, principalmente no Interior do Estado, onde esse transporte é muito utilizado pela classe trabalhadora. Em Cáceres (225 km a Sudoeste de Cuiabá), por exemplo, a demanda inicial será de aproximadamente 2.000 bicicletas, a um custo médio das parcelas fixas de R$ 8. Éder Dias afirma que é grande a receptividade ao projeto entre os trabalhadores que empresta até R$ 200,00 e tem 24 vezes para pagar.

De acordo com o presidente da MT Fomento, Éder de Moraes Dias, as ações da agência já abrangem 27 municípios. “Recentemente determinamos ao nosso diretor de Desenvolvimento e Projetos, Amado Oliveira, e ao diretor de Operações, Jair Marques, que agissem em conjunto, somando esforços nas parcerias com os órgãos Empaer, Seder e Banco da Amazônia. O intuito é identificar as demandas existentes em pequenos negócios, que são estruturantes do ponto de vista comercial e de oxigenação nas economias locais de cada município”, ressaltou Dias.

Éder Dias recebeu também autoridades do Nortão e do Sudoeste do Estado interessadas em conhecer as linhas de créditos voltados a pequenos empreendedores disponibilizadas pela MT Fomento.

“Os deputados estão reivindicando as nossas ações nos mais diversos municípios. Como o deputado Zeca D´Ávila, que solicitou a inclusão de Poconé e Nossa Senhora do Livramento nos financiamentos de micro-crédito”, observou Dias, completando que conforme as demandas são mapeadas em diversos municípios começa a captação de mais recursos.

”Esse trabalho esta a pleno vapor, fazemos visitas e reuniões com entidades de classe e demais segmentos do setor produtivo, em ritmo mais adiantado nas cidades de: Alto Araguaia, Alto Taquari, Araguainha, Ponte Branca, Ribeiraozinho, Torixoréu, Barra do Garças, Nova Xavantina, Água Boa, Canarana, Querência, Guarantã, Matupá, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Diamantino, Colíder, Alta Floresta, Jangada, Rosário Oeste, Cáceres, Rondonópolis, Várzea Grande, Cuiabá entre outros”, assinalou Éder Dias.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/366328/visualizar/