Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 30 de Novembro de 2004 às 10:59

    Imprimir


O governador Blairo Maggi previu que o presidente Lula vai aplicar um calote coletivo nos estados exportadores. Isso vai acontecer caso a União não honre as compensações defindas em lei e normas para as perdas geradas pela Lei Kandir, que desonera o ICMS dos produtores primários e semi-elaborados destinados à exportação.

"Infelizmente, será um calote coletivo se o governo federal não honrar o acordo com os 10 maiores Estados exportadores", declarou Maggi. Mais cético ainda, o governador disse que o histórico das negociações entre os Estados e o Governo Federal não é bom para os governadores, que sempre saem perdendo. Mato Grosso deveria receber R$ 400 milhões em compensações, mas recebeu pouco mais de R$ 49 milhões.

Ele também se diz contra a assertativa dos articulistas do Planalto, segundo os quais os governadores promovem uma choradeira porque, em verdade, com a desoneração, os Estados ganham com um maior fluxo de divisas girando internamente. "Não concordo. E acredito que nem o governo federal pensa assim, porque senão não teriam criado os mecanismos de compensação. Os Estados exportadores perdem e não temos como recuperar sem as compensações", insistiu Maggi.




Fonte: Só Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/366786/visualizar/