Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 25 de Novembro de 2004 às 07:09
Por: Márcia Raquel

    Imprimir


O grupo dos novos vereadores, denominado grupo renovação, por enquanto lidera a disputa pela Mesa Diretora da Câmara Municipal. Três dos integrantes do grupo garantem que já são nove os vereadores confirmados. Do outro lado, estão os reeleitos, que somariam. Os outros três, estariam “em cima do muro”, porém, um deles já participou das reuniões do grupo renovação.

Segundo o vereador Domingos Sávio (PT) nove nomes estão cristalizados no grupo. São eles: Valtenir Pereira, Lúdio Cabral e Domingos Sávio, do PT, Francisco Vuolo e Helny de Paula, do PPS, Marcus Fabrício e Lutero Ponce, do PP, Mário Lúcio (PV), Guilherme Maluf (PFL).

Além desses, o vereador reeleito Ivan Evangelista (PPS) está participando das reuniões do grupo renovação, porém, ainda não confirmou a participação. “Eu acredito que ele venha compor conosco até porque os outros dois do PPS já estão no grupo”, avaliou Sávio.

O vereador eleito Francisco Vuolo, apesar de evitar falar comentários sobre as articulações, confirmou que o grupo está composto por dez parlamentares, incluindo Evangelista.

Do outro lado estaria, os três vereadores do PSDB, Chica Nunes, Lueci Ramos e Permínio Pinto, Éden Capistrano, do PSB, Júlio Pinheiro (PDT), Luiz Poção (PMN) e Clovito (PTB). “Na minha avaliação os que ainda não definiram são Luiz Marinho (PFL), Valter Rabelo (PMDB) e Ivan Evangelista (PPS)”, ponderou Domingos Sávio.

De acordo com a vereadora Lueci Ramos, que é uma candidata do possível “grupo do sete”, ela já contaria com três votos. Porém, dentro do mesmo grupo, o vereador Éden Capistrano também já se declarou candidato. A vereadora Chica Nunes também seria uma da prováveis postulantes à presidência da Mesa Diretora.

No grupo renovação, no entanto, os candidatos ainda não estão sendo apontados. Conforme o vereador Sávio, a escolha provavelmente será definida de acordo com a bancada. “O PT tem condições o PPS tem condições e o próprio PP, que conta com dois vereadores”, considerou.

Valter Rabelo chegou a participar das primeiras reuniões do grupo renovação, sendo inclusive um dos defensores da proposta de eleger um presidente que exercerá o seu primeiro mandato no Legislativo, porém não mais se manifestado sobre o assunto. A reportagem tentou entrar em contato com ele, mas, segundo os assessores, ele estava em reunião e não poderia nos atender.

Ainda conforme Sávio, apesar do grupo renovação ser composto por vereadores que apoiaram Alexandre Cesar (PT) e o “grupo dos sete”, por parlamentares que apoiaram Wilson Santos (PSDB), não significa que estejam divididos em oposição e situação respectivamente. “Uma coisa não tem anda a ver com a outra, essa é uma discussão em torno da eleição da Mesa, assim como a população renovou em quase 70% o Legislativo, nada mais justo que essa renovação se reflita na presidência”, friso. A última reunião do grupo renovação foi realizada na segunda-feira, 22, com a participação de 10 vereadores.




Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/367282/visualizar/