Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 26 de Outubro de 2004 às 07:11
Por: Márcia Raquel

    Imprimir


O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE) realizou hoje a cerimônia de carga e lacre das 1.025 urnas que serão utilizadas no segundo turno das eleições municipais de Cuiabá. Apesar da cerimonia ser pública, candidatos e representantes de partidos políticos não compareceram ao evento para acompanhar as informações que foram depositadas nos equipamentos.

A cerimônia, que se encerra hoje, foi realizada no ginásio de esportes Verdinho, no CPA, onde as urnas estão armazenadas desde o dia 06 de outubro e permanecerão até à véspera das eleições. Das 1.025 urnas que estão sendo lacradas 849 serão destinadas para votação e 176 para reserva de contingência.

Na avaliação do juiz as 37ª Zona Eleitoral, Márcio Guedes, o não comparecimento dos candidatos ou representantes pode significar confiança no sistema eleitoral. “De um lado é positivo porque mostra que o sistema transmite confiabilidade e segurança, mas é interessante que o candidato participe”, considerou ao ressaltar que este é a última oportunidade para se fazer algum tipo de correção de informação.

Conforme a coordenadora de eleições, Rejane Werlang, da Secretaria de Informática do TRE, as informações referente aos candidatos são as mesmas do primeiro turno. A informação adicionada agora visa informar ao sistema quais os dois candidatos finalistas.

Na sexta-feira, 29, será feita a conferência das urnas, onde todas serão ligadas e testadas. No sábado, 30, as urnas serão transportadas pelos Correios até os locais de votação. Lá elas ficarão sob a responsabilidade dos secretários de prédios, sendo que dois policiais serão designados para fazer a segurança em cada local. “Aqui no Verdinho também ficam dois policiais fazendo a segurança das urnas”, assegurou Rejane Werlang.

Depois de encerrada a votação do dia 31 de outubro, o transporte das urnas para o local de apuração, o Centro de Eventos do Pantanal, também será feito pelos Correios. A previsão é de que a apuração e totalização dos votos seja concluída em quatro horas.

No primeiro turno das eleições municiais, 59 urnas em todo o Estado apresentaram problemas e foram substituídas por urnas de lona. “Porém foram problemas técnicos, não erro de informação”, ponderou a coordenadora. Em Cuiabá nenhuma máquina precisou ser substituída.




Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/369983/visualizar/