Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Segunda - 25 de Outubro de 2004 às 14:51

    Imprimir


Cinco pirâmides de 20 metros de altura em Caral, a cidade mais antiga da América e cujo esplendor é contemporâneo ao das pirâmides do Egito, serão apresentadas no décimo aniversário da descoberta dessa localidade, no próximo mês de novembro. Segundo informou hoje, segunda-feira, o Instituto Nacional de Cultura em Lima, as pirâmides descobertas este ano em Caral se chamam Pirâmide Maior, Pirâmide da Galeria, Pirâmide da Huanca, Pirâmide Menor e Pirâmide da Pedreira.

Os trabalhos de restauração das cinco pirâmides se regem pelos princípios que estabelece a chamada "Carta de Veneza" e que procura manter a originalidade e a autenticidade.

Caral, cujos restos estão a 185 quilômetros ao norte de Lima, era uma metrópole de grande poder há 4.600 anos, quase um milênio antes que qualquer outra cidade americana conhecida, segundo os testes de radiocarbono.

A importância deste complexo arqueológico radica em que seu estudo contribuirá na avaliação de hipóteses sobre o surgimento adiantado das cidades, a complexidade da organização sóciopolítica e a formação, pela primeira vez no Peru, do Estado.

Entre as cinco pirâmides descobertas, se destaca a Pirâmide Maior, que está precedida por uma praça circular funda, cujo espaço interno apresenta um diâmetro de 21 metros de norte a sul e 22 metros leste a oeste.

Da praça circular ornamentada com monolitos de 2.50 metros de altura se pode aceder ao cimo da Pirâmide Maior por uma escada que tem 9 metros de largura.

No alto da Pirâmide Maior, que mede 65 metros de comprimento por 35 metros de largura, se encontra um átrio que contém uma fornalha cerimonial, uma edificação com vários nichos e um altar.

De acordo com os pesquisadores, Caral é um laboratório científico para o estudo do comportamento social da humanidade, um centro de primeira grandeza para o turismo mundial e um símbolo para os povos originários da América porque expressa a capacidade para criar e produzir conhecimentos.

Caral tem uma antiguidade situada entre os anos 2627 e 2100 antes de Cristo e, situada no meio de um deserto, ocupa uma área de 65 hectares.

A antiga cidade está integrada por 32 pirâmides de mais de 150 metros de base, muros de até 20 metros de altura e grandes plataformas de pedra, e foi ocupada durante 500 anos, de acordo com as evidências arqueológicas.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/370112/visualizar/