Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 22 de Outubro de 2004 às 16:12

    Imprimir


O governador Blairo Maggi reiterou nesta sexta-feira (22.10) que não existe nenhum projeto na esfera do Executivo propondo a divisão do Estado de Mato Grosso. A garantia já havia sido dada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em audiência ocorrida no dia 15 deste mês, em Brasília, ocasião em que negou a existência de estudo ou mesmo intenção de realizar uma nova divisão territorial. "Minha posição é radicalmente contra. É uma coisa impossível de se pensar nesse instante quando o País precisa de muitas outras coisas", afirmou Maggi.

Segundo o governador, a polêmica de suposta divisão não procede por parte da Presidência da República e muito menos em nível de Estado. "Eu estou falando como governador para o público, no sentido de tranqüilizar o povo do Estado, da capital Cuiabá, que independente de qualquer coisa política, não existe nenhum projeto nesse sentido. Não tem a mínima chance disso acontecer", disse o governador, que atribui a discussão sobre o tema à campanha eleitoral.

"Enquanto eu for governador do Estado de Mato Grosso eu estarei lutando constantemente contra qualquer tipo de idéia nesse sentido. Sempre me posicionei contra a divisão do Estado e não tem espaço para isso", afirmou Maggi.

O governador atribuiu o desejo de divisão de parte da população à ausência do Estado e abandono dos habitantes de algumas regiões do Estado, entre as quais a do Nortão. "Quando eu assumi o Governo nós tínhamos uma vontade popular no Norte do Estado de Mato Grosso de fazer uma separação, criar um novo Estado. Depois de dois anos de trabalho nós não temos mais essa vontade popular. Hoje ela é muito pequena. Significa que o Governo foi para o interior e integrou a região Norte do Estado de Mato Grosso à capital Cuiabá com grandes investimentos na área de infra-estrutura, reforma de escola, levando policiamento, enfim, integrando realmente o Estado de Mato Grosso", destacou o governador, esclarecendo sua posição firme e determinada de ser contrário à divisão.

Maggi afirmou que o presidente Lula nega a existência de qualquer projeto de divisão, embora tramite no Congresso Nacional projetos do Legislativo propondo a divisão. "O presidente me afirmou e reafirmou que não há nenhum projeto no Governo Federal de divisão do Estado de Mato Grosso. Nós somos contra e vamos trabalhar para que isso não aconteça e não vai acontecer. O País tem coisa muito mais importante para fazer. Já pensou criar mais Assembléia Legislativa, deputados federais, senadores, Tribunal de Contas, Tribunal de Justiça e Ministério Público?", questionou.




Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/370454/visualizar/