Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Sexta - 22 de Outubro de 2004 às 16:04

    Imprimir


Um estudo feito pela Metamat constatou presença de metais pesados em todos os mananciais hídricos da região.

Na próxima semana, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil vai enviar uma equipe para o município de Porto Alegre do Norte (1.200 km a Nordeste de Cuiabá) para pesquisar os mananciais de água da região. A decisão foi tomada depois de um estudo realizado pela Companhia Mato-grossense de Mineração (Metamat), que constatou altos níveis de substâncias como cloretos, sulfatos e fósforos em todos os mananciais de águas da região.

Representantes da prefeitura e Sindicato Rural de Porto alegre do Norte estiveram reunidos com técnicos da Defesa Civil, Metamat e Secretaria de Saúde nesta sexta-feira (22/10), para discutir a situação.

O presidente do Sindicato Rural, Wolfgang Gunter, observou que a situação da população dos municípios dessa região é crítica, já que o consumo da água está prejudicando a saúde de todos. Segundo ele, há constantes casos de pessoas com problemas de insuficiência renal, desarranjos intestinais, entre outros. "Viemos até aqui solicitar do governo do Estado que nos ajude a encontrar uma solução para esse grave problema", afirmou.

O coordenador da Defesa Civil, Domingos Iglesias, reforçou que esses tipos de metais encontrados na água podem causar danos à saúde da população. A equipe que partirá para Porto Alegre do Norte também terá participação de técnicos da Secretaria de Saúde e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária.

Iglesias ressaltou que os técnicos farão um estudo para descobrir a melhor forma de resolver o problema. "Estamos nos amparando nos estudos da Metamat, mas queremos chegar a conclusões mais objetivas para solucionar esse problema". O coordenador lembrou que o governo do Estado pode declarar situação de emergência, se houver necessidade.




Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/370457/visualizar/