Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 20 de Outubro de 2004 às 08:55
Por: Severino Motta

    Imprimir


Mais uma representação sobre compra de votos é protocolada em Mato Grosso, dessa vez a cidade é Dom Aquino, onde a coligação “Dê a mão a seu irmão”, encabeçada por Eduardo Zeferino (PPS), acusa a prefeita eleita, Dona Maria José Borges (PMDB), junto com o atual prefeito da cidade de “captação ilegal de sufrágio”. Zeferino perdeu a eleição por uma diferença de 16 votos.

Segundo Zeferino, a representação foi protocolada na sexta-feira passada na 12º zona eleitoral - comarca de Campo Verde. Nela constam declarações de eleitores que afirmam ter recebido desde materiais de construção até dinheiro em troca do voto na prefeita eleita Maria Borges. Num dos casos a depoente afirma que ela e uma colega receberam das mãos do atual prefeito da cidade, Cleomar da Costa (PP), R$ 50 cada, pela promessa de votar na prefeita eleita Maria Borges. Além disso, segundo o termo de declaração, é dito que foi prometido mais 2 mil tijolos para uma delas e mil para a outra caso Maria Borges vencesse a eleição.

Noutro depoimento para a polícia, um eleitor afirma que recebeu 10 pacotes de cimento por seu voto, que lhes foram entregues por membros da coligação “Somos Dom Aquino”, encabeçada por Maria Borges e pelo vice Ozair Mundim (PFL). Após o depoimento na polícia o eleitor ainda afirmou que os membros voltaram à sua casa para tentar levar embora os pacotes, dizendo que agora o eleitor passaria por mentiroso. Segundo Zeferino, a população percebeu a situação e impediu a ação. O cimento foi levado depois de algumas horas via ordem judicial.

Além dos mais de 10 termos de declaração para a Polícia Civil, existem também boletins de ocorrência registrados na Polícia Militar. Num deles, uma eleitora afirma que a prefeita eleita e seu vice passaram em sua casa e lhe deram um botijão de gás, uma cesta básica (entregue posteriormente via outra pessoa) e mais R$ 10 em dinheiro pelo voto na dupla.

Outros dois casos, com diversos depoimentos, dizem respeito à entrega de pares de botas para canavieiros do município. Segundo os eleitores depoentes, a pessoa que entregou os calçados afirmou que eles eram doações de Maria Borges.

Os envolvidos no processo foram procurados pela reportagem mas não foram encontrados. Ligações telefônicas foram feitas para a prefeitura do município às 17h50, mas ninguém atendeu o telefonema.




Fonte: Folha do Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/371016/visualizar/