Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sábado - 09 de Outubro de 2004 às 09:00
Por: MÁRCIA RAQUEL

    Imprimir


O presidente nacional do PT, deputado federal José Genoíno, esteve ontem em Cuiabá para reforçar a campanha do candidato Alexandre Cesar (PT) à prefeitura de Cuiabá. Em entrevista coletiva concedida no Comitê Eleitoral do PT, Genoíno confirmou que manteve conversa por telefone com o governador Blairo Maggi (PPS), porém, evitou comentar possíveis acordos envolvendo um recuo do PT na disputa pelo governo do Estado em 2006 em troca do apoio a Alexandre Cesar.

“Eu fiz um contato com o governador e em nome do PT nacional expressei a ele o desejo de ter, por parte do PPS o apoio ao candidato Alexandre”, confirmou quando questionado se manteve contato com o governador. Quanto ao possível acordo, Genoíno limitou-se a dizer que o momento agora é de discutir 2004 e não 2006. “Nós vamos sentar a mesa, não só com o PT mas com os partidos aliados que apoiam o governo Lula, e discutir qual é o desenho nacional para 2006, na medida em que os entendimentos avançam esse entendimento para 2006 vai ter conversa, agora, que tipo de conversa, o tempo é que vai determinar”, considerou o deputado.

Por várias vezes a senadora Serys Slhessarenko (PT) já manifestou a pretensão de disputar o governo do Estado em 2006. Um possível acordo nesse sentido poderia retardar os projetos da congressista em troca da eleição de Alexandre Cesar em Cuiabá.

CAMPANHA – Cuiabá foi a primeira cidade fora de São Paulo a ser visitada pelo presidente nacional do partido. O dirigente destacou o trabalho do PT em Cuiabá e parabenizou as lideranças estaduais, que como prêmio irão receber total apoio da direção nacional do Partido. “No segundo turno vão receber da direção nacional o apoio necessário para ganhar a prefeitura de Cuiabá. As lideranças nacionais já estão escaladas, senadores e ministros, e o presidente Lula vai gravar pedindo voto a Alexandre Cesar”, enfatizou.

Até o momento está confirmada a vinda do ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu no dia 19. Além disso, já confirmaram presença também, porém sem data marcada, o prefeito de Macapá, João Henrique, de Palmas, Raul Filho, e o ex-governador de Mato Grosso do Sul, Zeca do PT. “Toda semana vai ter uma liderança nacional aqui”, garantiu Genoíno. Ele observou ainda que o momento agora é de agir com humildade, sem arrogância e sem “salto alto”.

APOIOS – Quanto às manifestações de apoio que o PT vem recebendo, a exemplo do PFL, que faz oposição em nível nacional, José Genoíno ponderou que quem quer ganhar uma eleição no segundo turno deve receber todos os votos e apoios sem veto ideológico e nem político. “Nós recebemos apoio com base no nosso programa, nos nossos compromissos de governo, nas alianças que foram seladas num primeiro turno e na construção da candidatura”, frisou, ao observar que quem não vai para o segundo turno não faz disputa de projeto, faz opção do que é melhor para a cidade. “Agora, nós vamos governar com o nosso programa, com os partidos que constróem a coluna vertebral da aliança”.

Estiveram também na coletiva a senadora Serys Slhessarenko, o deputado federal Carlos Abicalil, os deputados estaduais Ságuas Moraes e Vera Araújo, os candidatos derrotados Totó Parente (PMDB) e Manoel Olegário (PT do B), que já declaram apoio ao PT, o candidato a vice-prefeito Alencar Farina (PL) e demais vereadores do PT.




Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/372671/visualizar/