Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 08 de Outubro de 2004 às 15:11
Por: Edivaldo de Sá

    Imprimir


O Prefeito Eleito de Nortelândia, ex-Prefeito, Vilson Ascari, derrotou o maior poderio econômico já visto numa eleição municipal em Nortelândia, ao vencer o irmão do Prefeito de Sorriso, Neurilan Fraga.

Vilson Ascari, foi bastante criticado e discriminado por sua atividade econômica, que é a de vender frango e ovo caipira, pelas ruas da cidade e na feira municipal, para o seu sustento e o de sua família. Sem condições financeiras, mas com um alto respaldo popular, entrou no processo apoiado por seis partidos, numa ampla coligação, que teve como vice o funcionário publico, vereador Antônio Meira.

O adversário, Neurilan Fraga, irmão do prefeito de Sorriso, José Domingos Fraga Filho, chegou na cidade com a fama de ter muito dinheiro, pois detinha o apoio do Grupo Camargo Corrêa, empresários locais e da região, e principalmente da cidade de Sorriso, onde seu irmão comanda a prefeitura local. A diferença de poder econômico era visível entre as duas candidaturas, porém, o apoio popular era mais concentrado na candidatura do vendedor de ovos.

Para se ter uma idéia da diferença econômica entre as duas candidaturas, Vilson Ascari realizou apenas dois comícios, um deles com animação de Pescuma, Henrique e Claudinho e o outro com um artista da cidade, o cantor Wando. Já Neurilan Fraga, levou a cidade Milionário e José Rico, Os Nativos, Sintonia, Alecir e Alessandro, entre outras grandes atrações, sem falar no numero de automóveis que estavam à disposição da campanha, enquanto uma contava com apenas duas motos e dois carros, uma das motos de propriedade do candidato, a outra contava com mais de cinqüenta veículos a disposição, além do farto material de campanha, como santinhos, cartazes, camisetas, e etc. Os outros dois concorrentes, como Adão Lino, levou Dois a Um, e possuía ótima estrutura de campanha. Já, Juarez Barros, realizou cerca de oito comícios, com grandes atrações, como Banda Reprise, Erre Som, Ancelmo e Rafael, Stillus de Rosário Oestes, entre outras, além de farto material de campanha.

Vilson Ascari, quando eleito vereador pela primeira vez, vendia verduras, como alface, tomate, em carrinho de mão. Em seguida foi eleito Presidente da Câmara Municipal e anos depois eleito prefeito da cidade, em 1992, numa disputada eleição contra o hoje aliado e prefeito Rodolmildo Rodrigues Silva.

Era publico e notório na cidade que o adversário Neurilan Fraga, possuía grande aporte financeiro o que os levava a crer que venceriam a eleição com o peso do dinheiro. Mas a vontade popular acabou falando mais alto e Vilson Ascari foi eleito com mais de 2 mil votos, derrotando Neurilan Fraga e seu grupo que ostentavam obter as melhores condições financeiras.

Depois de eleito e de volta a vida normal, que deixará de existir apenas apartir de Janeiro de 2005, quando assumirá a prefeitura, Vilson Ascari já está de volta a sua atividade, vendendo ovo e frango caipira.

Em entrevista hoje pela manhã, por telefone, Vilson Ascari, disse que sempre acreditou na sua vitória, principalmente depois de receber o apoio do grupo do Prefeito Rodolmildo Rodrigues Silva, que acabou de decidir a eleição. Perguntado sobre sua origem e vida humilde, ele respondeu “O fato de ser pobre e não ter um carro importado como meu concorrente, apenas uma moto 125, não quer dizer nada, até porque já administrei esse município com muita seriedade e honestidade, que ao contrário de muitos ex-prefeitos, não sai rico e sim pobre que voltei a minha vida normal de cidadão comum” relembrou Ascari.

Ainda de acordo com ele, vender frango e ovo não é nenhum desmerecimento e que nunca se envergonhou disso. “È melhor ser vendedor de ovo e de frango do que ser chamado de ladrão ou de enriquecimento ilícito” ressaltou ele, que emendou “Os frangos que vendo eu compro de terceiros, limpo-os e vendo nas casas, ganho um pouco nesta transação, mas o suficiente para viver dignamente” finalizou Ascari. O mais engraçado é que agora, integrantes da coligação derrotada, está procurando chifre em cabeça de cavalo, conforme um dito popular, na tentativa de impedir a posse do prefeito eleito, tentando acusá-lo de compra de votos. Um batalhão de advogados estariam orientados a produzir denuncia que possa impedir que ele tome possa, mas até agora não conseguiram o intento.

Ora, como pode um vendedor de ovo, comprar votos se não teve dinheiro nem pra comprar foguetes para comemorar a vitória que Sá para comprar votos.




Fonte: RepórterNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/372703/visualizar/