Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Domingo - 03 de Outubro de 2004 às 00:14
Por: Pedro Costa

    Imprimir


Ao ser questionado sobre o seu plano de Governo, o candidato a Prefeito Juarez Barros, afirmou que antes foi realizado uma ampla discussão popular, haja vista que, o município enfrenta uma situação complicada, pois tinha uma população de 10 mil habitantes, reduzida para pouco mais de cinco mil pessoas, de acordo com dados do IBGE. "Nossa discussão foi encima do que podemos fazer para reverter esse quadro, para recuperar Nortelândia. Para isso, contamos com apoio políticos de expressivas lideranças, como o Governador Blairo Maggi, que é do nosso partido; do prefeito Roberto França; do deputado Mauro Savi, deputado João Antonio Malheiros e também de políticos de outras siglas, como o Senador Antero,... Que nos darão apoio para resgatar Nortelândia.

De modo que o programa foi amplamente discutido e ainda não está pronto, mas consiste em cinco programas que consideramos vitais: Liderar e organizar a sociedade para o novo processo de desenvolvimento, incentivando os sindicatos e associações de classes e comunitárias, sindicatos do comercio varejistas, ONGS, clubes de serviços, igrejas e conselhos municipais.

Precisamos mobilizar a sociedade para que ela participe de forma organizada neste nosso novo processo de desenvolvimento; 2º - Adequar e modernizar a maquina pública para este novo desafio, para a obtenção dos avanços que estamos propondo. Temos que colocar Nortelândia no cenário estadual para atrair investimentos que gere emprego e renda; 3º - Promover o desenvolvimento econômico, combatendo a exclusão social, através de atividades geradoras de trabalho, emprego e renda.

- Pretendemos implementar os conselhos municipais de educação que não temos, só temos os conselhos do Fundef; pretendemos reformar a biblioteca pública, reformar o prédio e ampliar o acervo; acompanhamento técnico para o cultivo de hortas escolares e familiares; capacitação e treinamento continuo de professores da rede municipal; preencher o número de vagas na rede municipal, promovendo concurso público. Temos o Centro da Juventude que pretendemos dar toda infra-estruturas necessária para implantação de cursos básicos de informática, alfabetismo em creches; criar ofertas de vagas no ensino fundamental; o transporte escolar tem que ser revisto; saneamento básico; pretendo dinamizar, melhorar e modernizar nosso PSF, pois entendemos que nossa saúde tem muitos problemas, o bairro da Ponte, por exemplo, que é o maior de nossa cidade, encontra-se desassistido, haja vista que, um Posto de Saúde que foi fechado por 3 meses para ser reformado e até hoje não foi, com as pessoas idosas tendo que caminhar a pé até o centro da cidade para consultar; precisamos fazer um convênio com o Hospital para que ele seja melhor equipado e que tenha profissionais especialistas em outras áreas. Com isso estaremos modernizando o hospital e adequando-o para atender todos os casos de doenças.

O terceiro programa, na Área de Ação Social, vai ser muito forte. Pretendemos dar uma regularizada na área fundiária, através de convenio com o Intermat e INCRA; temos projeto para implantação da Coordenadoria da Juventude que terá como objetivo apoiar os jovens; em parceria implantaremos o Programa Nossa Terra, Nossa Gente, através do qual as famílias de baixa renda receberá lote de até 2,5 hectares e uma casa para que possa produzir o necessário e viver dignamente - é um projeto arrojado que pretendemos implantar aqui em Nortelândia; continuaremos os trabalhos com a terceira idade, criança e adolescente e portadores de necessidades especiais; pretendemos implantar o CAPS - Centro de Apoio Psico-Social para portadores de transtorno mental, visto que aqui temos muitos problemas que se faz necessário encaminhar para o Adalto Botelho ou Neuro Psiquiátrico.

Vamos mudar essa situação, fazendo com que esses cidadãos, os quais muitos vivem perambulando pelas ruas, necessitando de atendimento, sejam tratados aqui mesmo. Por isso, precisaremos ter uma equipe capacitada nesta área; Precisamos fazer com que os nossos munícipes tenha uma referencia no Hospital, sendo atendido durante o dia e a noite volte para sua casa para que não perca o vinculo com a família; Nosso quarto programa é com relação a infraestrutura básica ambiental, - vamos implantar um programa de recuperação de ruas e avenidas; na zona rural, recuperaremos as pontes e estradas, dando atenção especial para as áreas degradadas pelo garimpo, recuperando-as e tornando áreas de lazer; pretendemos apoiar os moto taxistas, assim como incentivar a criação de cooperativas, dando apoio para renovação das frotas.

O quinto programa é promover o desenvolvimento econômico, com ações estratégicas no setor agropecuário, na criação de pequenos animais, apoio a produção de leite e seus derivados, desenvolvimento industrial e comercial,...

Portanto, o nosso Programa de Governo é simples, mas arrojado e bem fundamentado. Com relação a Geração de Emprego e Renda, de acordo com Juarez Barros, pretende acabar com o tradicionalismo de candidatos que vem prometendo emprego na Prefeitura. A nossa proposta é gerar aqui de 1.000 a 2.000 empregos, só assim vamos resgatar as pessoas que estão mudando para outras cidades. Temos mais de 1000 pessoas nesta situação, que deixa sua família aqui e vai trabalhar em outros municípios, visitando a família somente uma vez no mês; temos também pessoas que trabalham no corte de cana que saem três horas da manhã, almoçam no sol e retornam a noite - deixando os filhos dormindo e chegando encontrando-os já dormindo de novo, tornando-se uma situação constrangedora. A nossa proposta, para mudar essa situação é desapropriar áreas e assentar 200 famílias com 2,5 hectares, implantando a infraestrutura em parceria com o governo do Estado e Federal, com casas, água, energia, telefone e sistema de irrigação por gravidade. Com isso vamos implantar o cinturão verde, trabalhando principalmente com o tomate, isto porque, uma chácara de 2,5 hectares vai precisar de 5 a 6 pessoas para trabalhar e, com 200 chácaras promoveremos 1.200 empregos. Paralelo a isso, nossas farmácias, padarias, açougue, supermercados, lojas,... Vai empregar mais gente. Esse é o grande desafio e proposta que vamos trabalhar nos quatro anos para resgatar nosso povo que estão mudando para outros municípios e proporcionar melhor qualidade de vida para todos. Ao ser questionado sobre a importância do apoio do Governador, o candidato afirmou que "Será muito importante para a nossa administração. O governador tem dado apoio aos municípios de Mato Grosso, sendo que Nortelândia, só da Secretaria de Infraestrutura temos conhecimento que foi encaminhado em 2003 três convênios, sendo um para construção de 25 Unidades Habitacionais no valor de 187 mil, 56 mil para recuperação de ponte e em 2004 foi repassado 110 mil para conclusão das casas, sendo que Nortelândia é um dos poucos municípios da região que ainda não entregou as casas para os beneficiados. A população está agradecida ao Governador. Por isso, com nossa determinação e voltado totalmente à população, o apoio do governador vai ser fundamental, pois temos projetos para Nortelândia.

PARCERIAS - Nortelândia e Arenápolis não são divididos por um rio, pelo contrário, é unido por um rio. Tenho certeza que a mentalidade dos novos prefeitos deverá ser de uma cooperação entre os dois municípios. Entendo que o Médio Norte tem pecado muito por que as atuais administrações não têm trabalhado no sentido de elaborar projetos para a região num todo. Acredito que o Consorcio que o Governador tem implementado é um exemplo para nós executarmos esses também, em forma de consorcio para resolvermos os problemas prementes dos municípios da região. Na questão da reciclagem de lixo e aproveitamento, assim que assumirmos a Prefeitura vamos entrar em contato com Arenápolis para que possamos elaborar um projeto Único, pois são dois municípios próximos. A questão da saúde é sério. Por isso, uma das nossas propostas é fazermos um consorcio entre os municípios de Nortelândia, Arenápolis, Santo Afonso e Marilândia para resolvermos em conjunto essa grave realidade. Arenápolis e Nortelândia possuem dois hospitais que se melhor aparelhado, poderão servir como referências para melhorarmos a realidade atual

Nas suas considerações finais, o Candidato Juarez Barros, assim se expressou " Quero agradecer a oportunidade do Jornal O Estadão Matogrossense e o Site Reportenews por conceder-me esse importante espaço para expor o meu plano de governo que pretendo implantar a partir de janeiro. Quando fui vereador, trabalhei 4 anos o qual dediquei muito na implantação do assentamento São Francisco onde estão assentadas 70 famílias; lutei e conseguimos instalar telefone público que foi um projeto de minha autoria, assim como do telefone de Santaninha, Comunidade Ascari; quebra da taxação como interurbanos as ligações entre Nortelândia e Arenápolis; instalamos em todos os bairros e colégios telefones públicos, entre outros marcantes trabalhos que hoje estão beneficiando toda população. Por isso, estou de cabeça erguida, pois fui um bom vereador e com certeza serei um bom prefeito.

Tenho condição e me sinto preparado para administrar o nosso município . Espero que a população entenda as nossas propostas e escolha Juarez e Djalma que têm o melhor programa para administrar Nortelândia.




Fonte: O Estadão Matogrossense

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/373413/visualizar/