Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sábado - 02 de Outubro de 2004 às 11:42

    Imprimir


Uma entrevista exclusiva com Walther Dorighelo, responsável pelo marketing das campanhas de Blairo Maggi em 2002 para o Governo do Estado de Mato Grosso, de Francisco Faiad para a Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Mato Grosso em 2003, e de Kamil Fares para a presidência da Unimed de Cuiabá em 2004, todas vencedoras, revela porque a estratégia e o marketing fazem a diferença nas campanhas políticas.

Dorighelo é paulistano puro, como ele próprio define. Nascido na Lapa, infância na Móoca e morador por mais de 30 anos em Moema, bairro que lhe traz muitas boas lembranças da época da juventude. Formado em Administração de Empresas e em Economia pela PUC – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, fez extensões em Mercadologia e Política Econômica. É casado com Nara Dorighelo há 33 anos e tem três filhos, Walther, Dennis e Michel.

Foi membro do Diretório Acadêmico da PUC no início dos anos 70 e participou de várias manifestações políticas estudantis na época do regime militar. Conta-nos que um dos fatos mais marcantes de sua vida, lembra o dia em que, com 40 anos foi, juntamente com seu filho mais velho Walther, à época com 17 anos, votar pela primeira vez para Presidente da República. Confessa que naquele dia se emocionou muito, pois esperava por aquele momento em sua vida há mais de 22 anos e que à partir de então, resolveu participar mais ativamente do marketing político.

Fez carreira profissional em empresas nacionais e multinacionais de grande porte, como a Hoechst, Rhodia, Teka e Hering, nesta última como Diretor Comercial da Mafisa, empresa do Grupo Hering e como Superintendente da Hidrogesp e da Horizonte Textil, empresa do Grupo VDL, um dos maiores Grupos empresariais de Minas Gerais.

Desde 2001, reside em Natal (RN) e veio para Cuiabá em fevereiro de 2002 com o Roberto Maciel e o Paulinho de Oliveira, apresentar proposta de campanha para o então candidato ao Governo Blairo Maggi. Segundo ele, foram apresentadas mais de 10 propostas e a sua foi a escolhida por Blairo como a de melhor conteúdo técnico e profissional.

Daí se seguiram a Campanha de Faiad para a OAB/MT, a de Kamil Fares para a UNIMED Cuiabá e agora as Campanhas de Alexandre Cesar para Prefeito de Cuaibá e Murilo Domingos para Prefeito de Várzea Grande.

24 Horas News – Dorighelo, o que é mais importante em uma Campanha Política?

Dorighelo - O Planejamento Estratégico é, sem dúvida, a parte mais importante de uma Campanha.

24 Horas News – E quem faz o Planejamento Estratégico?

Dorighelo - É um trabalho de Equipe e se constitui na alma da Campanha. Do planejamento se define qual o perfil ideal do Candidato para com o público e o raciocínio responsável por todas as decisões que direta ou indiretamente estabelecem o ritmo, a intensidade e a frequência das ações e atividades da Campanha.

24 Horas News– E a criação, como voce define a área de produção das imagens em uma Campanha?

Dorighelo - A criação tem que ter sensibilidade e inteligência para complementarem de forma absolutamente adequada a estratégia. Costumo dizer que a Campanha tem que ter uma “cara”, uma identidade que represente de forma inconfundível a imagem do Candidato, uma logmarca, uma forma gráfica marcante, uma frase de impacto, de definição forte e muito própria do perfil do Candidato. Foi assim com a mãozinha da Campanha do Blairo Maggi, representando a mão do trabalhador de Mato Grosso, do tema Ética e Dignidade do Dr. Faiad, cuja aderência ao seu perfil era imediata e consensualmente reconhecida por todos que o conhecem e da imagem de seriedade e competência que conseguimos evidenciar de forma clara e objetiva na imagem do Dr. Kamil, médico e empresário de sucesso, na campanha da Unimed Cuiabá.

24 Horas News– E o que voce nos diz a respeito da área operacional, da mobilização da Campanha, como precisa estar estruturada ?

Dorighelo – Bem, esta é uma das tarefas mais importantes da Coordenação de uma Campanha. A área operacional é formada por pessoas, na sua maioria voluntários e por esta razão tem que estar constantemente informada, municiada de farto material, motivada e estimulada para trabalhar com vontade, com emoção e dedicação. Sua funçaõ é dar velocidade e densidade, dar “massa crítica” à mobilização. Deu pra entender ?

24 Horas News- De forma mais simples Dorighelo, defina o que uma Campanha de sucesso precisa necessáriamente ter em termos de marketing ?

Dorighelo – Bem, tem que ter os elementos essenciais exigidos pelo marketing: - Em primeiro lugar o Candidato, mas não qualquer Candidato e sim o Candidato com o perfil que o público quer, que o público define como sendo o ideal, isto é, o Candidato com “M” de marketing.

- Depois tem que ter o Planejamento que estabelece os objetivos, define as prioridades, especifica os meios e os fins e coordena todas as ações e atividades da Campanha.

- Por fim a Campanha precisa estruturar a Equipe certa, com competência, eficiência, eficácia, força e recursos suficientes para tomar as decisões certas e fazer o que deve ser feito e não apenas o que pode ser feito. Taí a diferença.

Foi assim com a Campanha do Blairo Maggi, do Dr. Faiad, do Dr. Kamil e assim está sendo com as Campanhas do Alexandre Cesar e do Dr. Murilo Domingos que estamos tendo o privilégio de participar na Coordenação de Marketing.

24 Horas News– E porque o apelido de Bruxo que lhe estão atribuindo?

Dorighelo – Ah!!! Isso é uma brincadeira, é um apelido carinhoso e não tem nada a ver. Alguns amigos começaram a brincar quando eu afirmava, categóricamente, a certeza de vitória dos meus Candidatos. Era mais uma provocação que eu fazia, dizendo que eleger o Governador, o Presidente da OAB, o Presidente da Unimed não era apenas coincidência mas sim competência e que pelos mesmos métodos eu elegeria o Prefeito de Cuiabá e Várzea Grande para demonstrar de uma vez por todas que não se trata de bruxaria não, mas de profissionalismo, daí o referendo de Bruxo. Só uma brincadeira e de bom gosto, com certeza.

24 Horas News – Qual seu prognóstico em relação a Cuiabá e Várzea Grande para o próximo dia 03 de Outubro ?

Dorighelo - Bem, em Cuiabá, vitória de Alexandre Cesar no segundo turno e em Várzea Grande Murilo Domingos, com certeza, no dia 03 já como Prefeito. Agradeço a oportunidade da entrevista mas agora preciso pedir licença pra ir pegar minha vassoura no estacionamento antes que feche e voce sabe, dirigir vassoura à noite é mais perigoso.




Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/373438/visualizar/