Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 30 de Setembro de 2004 às 16:01

    Imprimir


Chapa encabeçada pelo deputado Silval Barbosa (PMDB), que assume a presidência do Poder pela primeira vez, obteve 21 dos 24 votos.

Atual presidente da Assembléia Legislativa, o deputado José Riva (PTB) foi eleito para o seu terceiro mandato como primeiro-secretário do Poder, na chapa encabeçada pelo deputado Silval Barbosa (PMDB), confirmando a dobradinha iniciada na 15ª Legislatura. A chapa denominada “Unidade Legislativa”, que já vinha comandando o Legislativo, foi avalizada por 21 deputados. Dois parlamentares votaram contra e um em branco.

A renovação da chapa foi feita com a participação do deputado Zeca D’Ávila (PFL), que passa a ocupar a vice-presidência, cargo que vinha sendo exercido pelo deputado J. Barreto (PL). O deputado João Malheiros (PPS) permanece como segundo-vice e Mauro Savi (PPS) como segundo-secretário. Passando a fazer parte da Mesa, o deputado José Carlos de Freitas (PFL) assume a terceira-secretaria e o deputado Eliene Lima (PSB) a quarta-secretaria, cargo criado na revisão do Regimento Interno.

“Com a eleição desta Mesa, encabeçada pelo deputado Silval, se faz justiça ao trabalho que ele fez na primeira-secretaria. Os demais cargos, tentamos contemplar de forma partidária. Pela primeira vez coloquei minha disposição de ficar de fora da chapa, mas atendi um apelo de meus colegas e vou ocupar a primeira-secretaria”, ressaltou Riva.

O presidente afirmou que a Mesa Diretora vai dar continuidade ao trabalho de abertura do Legislativo, iniciado por ele quando foi eleito pela primeira vez presidente da Casa, para que a sociedade participe cada vez mais. “Continuaremos trabalhando pela abertura plena deste Poder. A participação popular é fundamental no processo democrático”.

O presidente lembrou que a eleição da Mesa é uma eleição de colegiado. “E eleição de colegiado é decisão do colegiado e o nosso entendeu que esta chapa era a melhor para dar continuidade aos trabalhos desta Casa”.

Riva citou que tanto a presidência como a primeira-secretaria, deram todas as condições necessárias de trabalho e tentaram aperfeiçoar os procedimentos da Casa. “Todos são testemunhas do quanto esta Casa avançou no processo legislativo, na transparência na votação. Em termos administrativos, na transparência das ações. E vamos dar continuidade a este trabalho de transparência. Acredito que os deputados premiaram este trabalho de muito sacrifício”.

Riva ainda ressaltou que a chapa foi formada tendo como base ele e o deputado Silval, Os outros cargos foram discutidos, havendo renovação. “Mas é difícil chegar ao consenso total. Por exemplo, no Congresso o PT luta pela reeleição do João Paulo. Aqui, tem uma posição diferente”, acrescentou.

Trajetória

O presidente Riva assume o cargo de ordenador de despesas do Poder Legislativo pela terceira vez no próximo ano. Sua trajetória à frente dos dois principais cargos da Assembléia começou logo quando foi eleito para seu primeiro mandato. Em 1994, com 8.090 votos, Riva conquistava sua primeira cadeira no Legislativo e, com sua habilidade política, conseguiu se eleger primeiro-secretário da Mesa Diretora para o biênio 1995/1996. No biênio seguinte, confirmou seu poder de liderança e articulação política e se tornou pela primeira vez presidente do Legislativo Estadual.

Riva foi reeleito em 1998 como o deputado mais votado, com 29.777 votos. Voltou a ocupar a presidência da Casa no biênio 1999/2000 e, para decretar a sua habilidade de articulação junto à classe política, retornou à primeira-secretaria para o biênio 2001/2002.

Em outubro de 2002, Riva foi reeleito para seu terceiro mandato com 65.389 votos, sendo o deputado estadual mais votado da história de Mato Grosso e o mais votado pela segunda vez consecutiva e sendo o parlamentar proporcionalmente mais votado do país.

No início de 2002, Riva assumiu pela terceira vez a cadeira de presidente, para o biênio 2002/2004 e agora, pela terceira vai assumir a primeira-secretaria do Legislativo.




Fonte: AL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/373567/visualizar/