Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quinta - 30 de Setembro de 2004 às 07:28

    Imprimir


Terminou esta semana, os trabalhos de combate ao desmatamento realizado pela Fema (Fundação Estadual do meio Ambiente). A fiscalização começou no mês de junho e foi realizada no mês passado em todo o Estado mas a pendência de alguns dados fez com duas equipes voltassem para região de Sinop e concluíssem o que haviam começado. “Alguns proprietários de áreas não foram encontrados quando os trabalhos foram realizados para verificação se tinham ou não autorização para o desmate. Agora estas equipes retornaram e coletaram os dados que estavam faltando”, explicou Marcos Ivan Lopes, chefe regional do órgão em Sinop.

Além de municípios da região como: Sorriso, Feliz Natal, Vera, Nova Mutum, Tapurah, Santa Carmem e outros, os fiscais também percorreram as regiões de Alta Floresta, Guarantã do Norte, Apiacás e outras cidades do extremo Norte. Segundo Marcos, o balanço do que foi feito na região, como o tamanho da área desmatada além da conta e o que foi aplicado em multa, deve ser apresentado na próxima semana.

Marcos Ivan garantiu que muitos proprietários que tentaram driblar a lei foram punidos. “Não sei quantos mas muitos donos de terras que desmataram além do que foi permitido foram autuados”, assegurou ao Só Notícias/Agronotícias. “Só na regional de Sinop durante um trabalho, aplicamos 8 notificações”, afirmou.

Para combater o desmate ilegal, os técnicos da Fema compararam fotos de satélites tiradas em 2003 com as fotos tiradas este ano e verificaram as autorizações liberadas para desmatamento. Com os dados e as coordenadas em mãos, os fiscais foram direto nas áreas onde foi constatado, por satélite, que a derrubada foi maior que a autorizada através da LAU (Licença Ambiental Única).




Fonte: Só Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/373629/visualizar/