Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quarta - 29 de Setembro de 2004 às 08:16

    Imprimir


Conscientização ambiental será o tema do evento. Com isso, espera-se a melhoria das condições de higiene e conservação do meio ambiente.

Técnicos da Fundação Estadual de Meio Ambiente (FEMA) realizam palestra sobre conscientização ambiental, dia 08, às 9 horas, no auditório da Assembléia Legislativa, Plenarinho Milton Figueiredo.

A informação é de Sandra Heloisa Pereira Lopes, gerente do programa de coleta seletiva do lixo da Secretaria de Administração e Patrimônio do Legislativo. Ela explicou que na busca de encontrar caminhos para contribuir com a solução desse problema é que foi pensado o programa que é resultante da Resolução nº 319 de autoria do deputado Zeca D`Ávila (PFL) dentro do Plano Estratégico da Assembléia, objetivando o fortalecimento de todos com a conscientização ambiental.

“O objetivo é implementar mudança de hábito nos servidores”, explicou Sandra. Ela acredita que o Legislativo tem a capacidade de transformar os seus problemas em desafio, requisito de sucesso para o futuro.

Pela proposição, o lixo é um dos principais problemas que ameaçam a vida no planeta, pois a cada ano, aumenta substancialmente em volume, gerando desconforto para todos os seres vivos.

Dessa forma, acrescenta o programa, apesar de ser uma Casa de decisões basicamente políticas, existe a preocupação com o desperdício e com a urgência de dar destino ao lixo, que vem aumentando nesses últimos anos.

Dentre os principais objetivos do programa destacam-se a contribuição para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, através da proteção do meio ambiente, conscientizar os servidores a respeito do aproveitamento do lixo gerado, reduzir o volume do lixo produzido, utilizar o lixo como fonte de renda para instituições carentes, melhorar as condições de limpeza e higiene na Assembléia, entre outros.

O programa tem entre suas premissas que a base para uma sociedade sustentável é a educação. Tem como uma das ações principais do projeto o fortalecimento da conscientização ambiental que será implementada através da distribuição de cartilha, folder, além de visitas periódicas nos setores e gabinetes até chegarmos a uma mudança de atitude que é necessária para a preservação dos recursos naturais e o gerenciamento integrado do lixo.

O Legislativo através da Televisão Assembléia – TVAL, assim como a Rádio e o Jornal interno veiculará matérias, entrevistas e /ou propaganda sobre o tema reciclagem.

“Na busca do fortalecimento do processo educativo serão realizadas palestras visando criar um clima motivador para a quebra de paradigmas, principalmente na prática dos 3 Rs –reduzir, reutilizar e por último reciclar”, reforça a proposição. A meta de longo prazo é reciclar 90% do lixo produzido pela Assembléia Legislativa até dezembro de 2006 – assegurou a gerente.




Fonte: AL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/373795/visualizar/