Repórter News - reporternews.com.br
31 candidatos esperam julgamento
A nove dias das eleições municipais de 2004, 31 candidatos, dos 7.485 considerados aptos a concorrer ao pleito em Mato Grosso, ainda aguardam o julgamento da Justiça Eleitoral a respeito dos seus respectivos registros de candidaturas. Desses, 10 disputam uma vaga majoritária e 21 concorrem ao cargo de vereador.
O TRE disponibilizou ontem um relatório atualizado sobre a situação de todos os candidatos nos 141 municípios do Estado. Conforme os dados, 378 candidatos a prefeito tiveram seus registros deferidos pela Justiça Eleitoral, enquanto nove ainda estão sub judice, ou seja, aguardam decisão.
Dos candidatos que ainda aguardam o parecer judicial dois são do município de Juscimeira, Gilvan Pereira Souza (PTB) e Francisco Pedro Bezerra da Cruz (PMDB); dois de Barão de Melgaço, Ibson da Silva Leite (PFL) e João Batista Rodrigues Alves (PTB); um de General Carneiro, Maciel Oliveira dos Santos (PFL); um de Paranatinga, Carlinhos Nascimento (PMDB); um de Nova Xavantina, Robison Aparecido Pazetto (PP), um de Pontal do Araguaia, Airton Wagner Castro dos Santos (PSL), e um de Nobres, Flávio Dalmolin (PP), que é candidato à reeleição.
Além dos citados, a prefeita de Colniza, Nelci Capitani (PFL), teve seu registro de candidatura cassado esta semana pelo juiz Luiz Otávio Marques. Ontem a postulante à reeleição impetrou recurso junto ao TRE. (Veja matéria)
Porém, vale destacar que o fato de estar sub judice não tira o direito dos postulantes de concorrer em 03 de outubro. Caso a Justiça decida pela cassação do registro, os votos destinados ao respectivo candidato será considerado nulo, uma vez que o TRE já encerrou o lacre das urnas, o que significa que não é possível mudar a relação de candidatos.
PROPORCIONAL - Quando se trata da disputa para o cargo de vereador, o número de registros sub judice é proporcionalmente menor. Dos 7.098 que constam na lista do TRE, 7.077 já tiveram o registro deferido e 21 aguardam o posicionamento do TSE.
Ontem venceu o prazo para o TSE concluir a apreciação dos recursos referente a pedidos de registros de candidaturas. A publicação no Diário da Justiça estava prevista para hoje. O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) encaminhou 56 processos referentes a registro de candidaturas e cinco sobre dupla filiação.
COMPARAÇÃO – Se comparado com o pleito de 2000, Mato Grosso registrou redução no números de candidatos. No pleito anterior foram 8.082, sendo 7.718 candidatos proporcionais e 364 majoritários, enquanto este ano o número total ficou em 7.485, respectivamente 7.098 e 387.
Fonte:
Diário de Cuiabá
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/374105/visualizar/
Comentários