Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 19 de Agosto de 2004 às 19:17
Por: IVANA QUADROS

    Imprimir


Os 40 anos do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso serão comemorados em sessão solene hoje (19), no Plenário “Deputado Oscar Soares” na Assembléia Legislativa, às 19 horas. A homenagem foi requerida pelo líder da bancada peemedebista, deputado Nataniel de Jesus (PMDB).

A comemoração contará com a presença da banda de música da CBM.Durante a solenidade haverá a entrega de medalhas, (comenda a Filinto Muller), títulos de cidadãos mato-grossenses e moções de aplausos. Os militares da reserva também serão homenageados. O evento contará ainda com a presença de alguns fundadores e comandantes de unidades de 13 municípios.

Entre os Oficiais a ser homenageados está o major Paulo Eduardo de Carvalho Wolckmer, Assessor Militar da Comissão de Segurança Pública e Comunitária da AL/MT, o coronel Ovídio José Brugnoli, o Comandante Geral do CBM/MT e o coronel, Walmir Benedito da Costa, Chefe do Estado Maior Geral da CBM/MT.

“Nós da CBM ficamos contente com a iniciativa da Assembléia Legislativa. Os parlamentares reconhecem o trabalho que temos feito a toda sociedade, durante esses 40 anos. Além disso, aproxima a categoria ao legislativo mato-grossense”, ressaltou o major Wolckmer.

O deputado Nataniel de Jesus afirmou que CBM é uma das categorias que tem procurado incessantemente atuar na área da segurança preventiva, buscando desenvolver a consciência da prevenção nos profissionais que atuam neste espaço.

“Por isso, essa homenagem é justa porque enaltece uma entidade que está voltada para salvar vidas”, afirmou, ao complementar que os bombeiros também são conhecidos como anjos da guarda. “Ao longo dos anos preservam a vida da população e atendem as necessidades com agilidade e profissionalismo”.

Histórico

A Corporação foi criada dentro da Polícia Militar na data de 19 de Agosto de 1964 por força da Lei nº 2184 (Diário Oficial de 25 Agosto 1964) ainda no governo do Dr. Fernando Corrêa da Costa, quando era o Comandante da PM, o Sr. Coronel Luiz de Carvalho. Destinava-se ao "serviço de extinção de incêndio e salvamento”.

No entanto, sua instalação só foi efetivada em 19 de janeiro de 1967, onde o Amylton Sá Corrêa, 2º tenente foi designado a assumir interinamente as funções de Comandante do Núcleo de Formação do Corpo de Bombeiro.

Seus objetivos são de realizar a prevenção contra incêndio nas edificações, instalações e locais de risco; proceder perícias de incêndio em edifício; realizar vistorias e emitir pareceres; supervisionar a instalação da rede de hidrantes públicos e privados; dirigir e planejar atividades técnicas; propor normas técnicas sobre o serviço de segurança.

Como também de manter intercâmbio com órgãos externos à corporação; elaborar programas pertinentes à sua esfera de atribuição; propor estudos, análises e pesquisas de engenharia pública; tratar assuntos estatísticos; vistoriar todos os imóveis já habitados; manter cadastro de empresas e dos projetos já aprovados; desenvolver ações, visando a evolução tecnológica; promover cursos para aprimorar o conhecimento tecnológico.




Fonte: AL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/376021/visualizar/