Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quinta - 19 de Agosto de 2004 às 16:01
Por: ROSANA PERSONA

    Imprimir


Está sendo apresentado pela primeira vez no Amazontech, o Programa Estadual de Fitoterápicos, Plantas Medicinais e Aromáticas (Fitoplama), por meio de uma exposição com 70 variedades de plantas popularmente utilizadas para tratamentos de saúde, com a produção de óleos essenciais, desidratação das plantas e a confecção de cápsulas para medicamentos. O técnico agrícola da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Gildo Alves Feitosa, disse que a exposição já recebeu mais de duas mil pessoas, interessadas em conhecer os efeitos das plantas e a utilização delas.

Essa exposição foi preparada pelos alunos do curso técnico de cultivo de plantas medicinais e aromáticas assistida pela equipe do professor doutor Byung II Lee, do Instituto de Medicina Oriental – Han Yang University, da Coréia do Sul. Os alunos durante seis meses receberam orientação sobre a parte teórica do curso, e agora a partir desse mês, começa a parte prática com a manipulação das plantas. Segundo Gildo, os alunos vão ter aula, no núcleo de laboratórios da Empaer conhecendo de perto as plantas através dos viveiros e vão realizar a manipulação delas.

A estudante de direito, Priscila Ribeiro visitou a exposição de plantas medicinais e aromáticas e disse que possui canteiro com algumas plantas em casa e é adepta da utilização de ervas para tratamentos de saúde. "Habituamos aos efeitos imediatos dos produtos sintéticos, curando rápido, mas os efeitos dos produtos fitoterápicos, quando aplicado de forma correta, melhora também e não deixa sinais, ou seja, sem qualquer efeito colateral", confessa Priscila.

Feitosa lembra que durante as aulas práticas vão conhecer mais de 600 espécies de plantas aromáticas e aprender o cultivo, industrialização, comercialização e a utilização correta nos tratamentos e na prevenção de doenças. A segunda etapa do curso tem uma carga horária de 360 horas, as disciplinas a serem abordadas no curso: visão geral da fitoterapia, cultivo de plantas medicinais, mercado, propagação de mudas e sementes, propriedades de plantas brasileiras, plantas aromáticas, cultivo, solo, agrologia, toxicologia, atividade biológica e farmacológica, comercialização, ética e legislação.




Fonte: Assessoria/Amazontech

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/376050/visualizar/