Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Terça - 17 de Agosto de 2004 às 12:49

    Imprimir


Pesquisadores e técnicos agrícolas da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) estão participando da quarta edição do Amazontech, no Centro de Eventos do Pantanal, de 16 a 21 de agosto, através da vitrine tecnológica mostrando o trabalho que a empresa desenvolve para a agricultura familiar. A empresa está abordando os Sistemas Agroflorestais (Saf's) para garantir a exploração sustentável dos recursos naturais, o cultivo de plantas aromáticas e medicinais utilizadas em tratamentos fitoterapêuticos, o projeto Vida Nova que promove a segurança alimentar da família rural em áreas de assentamento e tradicional.

O diretor de pesquisa da Empaer, Antonimar Marinho dos Santos, juntamente com a equipe de técnicos promovem aulas práticas para os alunos do ensino médio e superior percorrendo uma pequena propriedade modelo que foi montada com várias atividades integradas visando a sustentabilidade do agricultor familiar. "Implantamos culturas de subsistência como milho, arroz, feijão, cana-de-açúcar, hortaliças, pomar caseiro e ainda pastagem para pequenos animais", esclarece Marinho.

Essas atividades estão inseridas no Projeto Vida Nova que é dividido em três fases: a segurança alimentar que é garantir alimentos necessários a subsistência de uma família composta de cinco pessoas; a atividade econômica com a implantação de oito Sistemas Agroflorestais (Saf's) que é a alternativa de uso dos recursos naturais e causam baixo impacto ao meio ambiente, produtos diversificados em várias épocas do ano e a fixação do homem no campo.

Por fim, a autogestão que é a capacitação dos produtores que planejam juntamente com suas famílias as atividades e negócios de forma cooperativista, sem a interferência de órgãos públicos e contratando o seu próprio serviço de assistência técnica e extensão rural.

"O projeto tem também uma preocupação social, além de produzir alimentos para atender as necessidades nutricionais da família, os produtores vão receber orientações nas questões ambientais, na implantação da infra-estrutura, noções básicas de higiene, preparo e conservação dos alimentos e diretrizes sobre associativismo e cooperativismo para que o grupo possa progredir coletivamente", ressalta Antonimar.

A propriedade modelo da Empaer também mostra um riacho com sua nascente e as matas ciliares e a algumas caixas de abelhas para produção de mel. "Estaremos apresentando para os visitantes da propriedade modelo que o pequeno produtor pode garantir alimentos na sua mesa, aumentar a renda familiar e viver com dignidade na sua terra", conclui Marinho.




Fonte: Secom/MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/376209/visualizar/