Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Terça - 17 de Agosto de 2004 às 12:27

    Imprimir


Pela primeira vez na história de Mato Grosso todos os 82 caciques representantes das 38 etnias se reúnem com o chefe do Executivo para apresentar sugestões para melhoria de vida nas comunidades espalhadas por todo o Estado. Em uníssono, as lideranças elogiaram a iniciativa do governador, que embora o Estado não tenha a tutela dos índios – e sim a Funai – Blairo se comprometeu em ajudar todas as nações com projetos para execução de atividades econômicas para sobrevivência e geração de emprego e renda.

Neste momento, os índios estão apresentando ao governador a proposta para criação do conselho estadual indígena, o primeiro do País. Na abertura do encontro, Maggi elogiou a iniciativa dos caciques que resolveram se unir para apresentar reivindicações em conjunto. "Em muitas coisas avançamos. Pretendemos que esse contato seja intensificado", disse Maggi.

RECURSOS - Durante a reunião, Maggi propôs a criação de um fundo indígena da atender as demandas das comunidades. Os recursos, a princípio, serão oriundos do ICMS ecológico, recolhido nos municípios onde há terras indígenas. O governador informou que irá também buscar recursos próprios do Estado para resolver parte dos problemas. "Nós vamos nos envolver para resolver esses problemas. Nós não costumamos fazer promessas falsas. O que for possível nós vamos atender", disse o governador.

Blairo reiterou apoio aos índios assegurando-lhes o direito às terras e a preservação ambiental. "Queremos manter essas reservas intactas e não permitiremos invasores nessas terras", disse Maggi.

"Só com o apoio do Estado poderemos melhorar as nossas demandas que são grandes nas comunidades", disse o cacique Piracamã Yalapiti. Segundo ele, a Fundação Nacional do Índio (Funai) não tem conseguido atender a demanda dos povos indígenas.




Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/376211/visualizar/