Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Terça - 17 de Agosto de 2004 às 09:26
Por: RAQUEL TEIXEIRA

    Imprimir


Com o tema "Novos Rumos para a Ciência, Tecnologia e Negócios Su stentáveis", foi aberta nesta segunda-feira (16.08) à noite em Cuiabá, a 4ª edição do Amazontech 2004, um evento organizado pelo Sebrae, com total apoio e parceria do Governo do Estado. A abertura do evento contou com a participação do governador Blairo Maggi, da primeira-dama do Estado e secretária de Trabalho, Emprego e Cidadania, Terezinha Maggi, da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, da vice-governadora Iraci França, do prefeito de Cuiabá, Roberto França, do presidente nacional do Sebrae, Silvano Gianni, e da Embrapa, Clayton Campanhola, presidente do Banco Mundial na América Latina, Vinod Thomas, além de representantes dos Estados da Amazônia Legal, cônsules da Venezuela e Bolívia, parlamentares e autoridades locais.

A meta do Governo do Estado é ampliar a oportunidades de negócios sustentáveis, com dimensões tecnológicas, educacionais, científicas, políticas, sociais e de abrangência regional no País e na América do Sul, o Amazontech se consolida como o mais importante evento para alavancar negócios nos Estados que compõem a Amazônia Legal - Mato Grosso, Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Pará, Roraima, Rondônia e Tocantins -, além dos países que fazem parte do Tratado de Cooperação Amazônica.

A ministra Marina Silva avaliou o evento como uma oportunidade para que os Estados possam trabalhar de forma integrada. Ela elogiou o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Governo do Estado, como o projeto de Zoneamento Sócioeconômico-Ecológico. "O desenvolvimento vem sempre acompanhado por dificuldades e essa é uma atitude louvável, pois o zoneamento será uma espécie de pacto que vai ordenar o território para o uso adequado, envolvendo os mais diferentes segmentos e interesses da sociedade, combinando o que há de melhor na tradição com a modernidade", destacou a ministra.

"Sessenta e um por cento do território brasileiro hoje estão neste evento, em uma oportunidade para discutirmos a destinação das políticas sustentáveis para a Amazônia. É também a oportunidade de mostrar e exemplificar os avanços obtidos pelo Governo, que está buscando realizar o desenvolvimento sustentável e trazer melhor qualidade de vida à população, com instrumentos legais, com coerência a responsabilidade, colaborando no fortalecimento da economia", frisou o governador Blairo Maggi, ao encerrar a cerimônia de abertura do 4º Amazontech 2004.

Após a cerimônia, os índios bakairsi, do Município de Paranatinga, apresentaram a dança do ritual kappa, que é dançada durante a Festa do Milho, uma tradição da etnia para trazer fartura e prosperidade e abençoar a colheita.

Depois da cerimônia, o governador visitou estandes de empresas, dos Estados e expositores da feira de negócios do 4ª Amazontech. O Governo do Estado organizou também um estande, onde estão expostos em destaque os principais programas, projetos e ações já desenvolvidas em Mato Grosso. O espaço projetado lembra uma oca indígena e abriga também o gabinete do governador Maggi, onde ele despachará durante três dias na feira. O estande oferece também aos visitantes micro-computadores, onde são exibidos um programa multimídia com as ações do Governo do Estado, coordenados pela Secretaria de Estado de Planejamento.

Após a visita à feira, Maggi reuniu-se com o presidente do Banco Mundial para a América Latina, Vinod Thomas, para discutir investimentos para o Estado. Conforme Thomas, o banco tem recursos para investimentos em projetos de desenvolvimento sustentável e sociais.

PROGRAMAÇAO - Na extensa programação da feira que mostra ao empresariado e ao grande público os produtos, processos produtivos, serviços e potencialidades da Amazônia, a rodada de negócios será a oportunidade para contatos entre empresários compradores e fornecedores. Todos vão se reunir, em um mesmo local, ao mesmo tempo, com o propósito de ofertar e demandar produtos, bens e serviços, assim como estabelecer acordos de parcerias comerciais.

Palestras e fóruns também compõem a programação da feira. Nesta terça-feira (17.08), às 8h, a ministra do Meio Ambiente Marina Silva, falará sobre "A Ética Ambiental como Fundamento para o Desenvolvimento Sustentável".

Mais que uma oportunidade de gerar negócios, a feira é também uma oportunidade de marketing para as empresas sediadas na região ou que trabalhem com produtos tecnológicos e serviços de interesse para o desenvolvimento sustentado da Amazônia.

Acompanharam a abertura da Amazontech 2004 os secretários de Estado Terezinha Maggi (Trabalho, Emprego e Cidadania),Yênes Magalhães (Planejamento), Luiz Antonio Pagot (Infra-Estrutura), Alexandre Furlan (Industria, Comércio e Mineraçao), José Carlos Dias (Comunicação Social), Yeda Marli Assis (Desenvolvimento do Turismo), João Carlos Ferreira (Cultura), Homero Pereira (Desenvolvimento Rural), Cloves Vettorato (Assuntos Estratégicos), Moacir Pires (Meio Ambiente), parlamentares estaduais, federais e os senadores Serys Slhessarenko e Jonas Pinheiro.




Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/376225/visualizar/