Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 12 de Julho de 2004 às 08:16
Por: Romilson Dourado

    Imprimir


O cientista político e professor universitário, Louremberg Alves, diz que os prefeitos das cidades-pólos sem direito à reeleição vão se empenhar ao máximo para eleger seus sucessores como trunfo para disputarem o pleito de 2006.

"Muitos podem até perguntar se eles vão ficar desempregados. Na verdade, eles já estão pensando na próxima disputa. A eleição de 2006 será agora (em 2004) para começar a configuração das coligações para 2006". Ele condiciona o resultado das urnas deste ano com a futura definição de candidaturas para o pleito de 2006, que será um teste para manutenção ou não do atual grupo de poder.

Segundo o cientista político, as articulações já foram feitas com cenários para o pleito posterior. "Nenhum partido está coeso nestas eleições. Todos estão divididos, motivados por interesses pessoais e por conquista de espaço político em 2006".

Louremberg observa que a partir da definição do novo quadro de prefeitos, principalmente nas cidades-pólos, haverá espécie de uma seta indicando para que lado estarão seguindo as principais lideranças políticas.

Considera que a grande expectativa do PSDB é eleger Wilson Santos prefeito da Capital, o que contribuiria para fortalecer o ex-governador Dante de Oliveira, derrotado ao Senado. "Dante pode não entrar de corpo e alma na campanha, mas se o Wilson for eleito, ele (Dante) vai aproveitar na situação". Assim como Dante, Louremberg avalia que outros líderes, como Carlos Bezerra, podem renascer, dependendo do novo quadro de prefeitos.

Acredita que o governador Blairo Maggi, na busca por espaço em âmbito nacional, tende a mudar de partido, levando futuros prefeitos a fazerem igual.




Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/378230/visualizar/