Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 21 de Junho de 2004 às 17:26
Por: Márcia Raquel

    Imprimir


O número de candidatos à prefeito vai interferir diretamente na divisão do tempo de propaganda eleitoral gratuita para cargos majoritários. Um terço do tempo total de 30 minutos será dividido entre o número de postulantes ao cargo. O restante, dois terços, será dividido proporcionalmente entre os partidos de acordo com sua representatividade na Câmara Federal.

Se em Cuiabá forem oficializados cinco candidaturas, por exemplo, cada uma terá um tempo de dois minutos, resultantes da divisão de um terço (10 minutos) por cinco candidatos. Se forem apenas quatro candidatos, esse tempo será dividido por quatro, o que implicaria em dois minutos e meio para cada postulante.

De acordo com o diretor da Secretaria Judiciária do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, Mauro Sérgio Diogo, além desse tempo, cada candidato contará com o tempo proporcional de cada partido que compõe a coligação que ele representa. “O tempo total de cada candidato vai ser definido pela soma do tempo proporcional de todos os partidos da coligação mais o total da divisão igualitária”, explica.

Vale destacar que os programas eleitorais são feitos separadamente. Isto é, os candidatos a vereador expõem suas propostas em três dias da semana e os candidatos a prefeito nos outros três, de modo intercalado. No domingo o programa eleitoral não é veiculado.

PROPORCIONAIS – No caso dos candidatos a vereador a distribuição é um pouco diferente. Nessa situação, o tempo igualitário será dividido entre todas as agremiações que participarem do pleito, sem considerar o número de candidatos.

Ou seja, se 20 partidos participarem das eleições proporcionais, o tempo igualitário será dividido entre os 20, independente do número de candidatos a vereador que cada partido vai lançar. Nesse exemplo cada sigla teria 30 segundos. Além disso, da mesma forma que na majoritária, cada partido iria contar com seu tempo proporcional. A divisão do tempo para cada candidato ficaria a cargo da cada partido ou coligação.

A propaganda eleitoral gratuita será veiculada a partir do dia 06 de julho. Serão dois blocos de 30 minutos, um veiculado ao meio dia e outro à noite, e mais inserções durante toda a programação diária. Essas inserções também somam 30 minutos.




Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/379932/visualizar/