Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 11 de Junho de 2004 às 13:00

    Imprimir


José Bové, incansável e ferrenho ativista contra a liberação dos transgênicos e integrante do Movimento Internacional Via Campesina, participará do lançamento da quinta edição do Fórum Social Mundial, na próxima segunda-feira, dia 14, às 19h30, no auditório do Sindicato dos Engenheiros, em São Paulo. O 5° FSM será promovido em Porto Alegre, de 26 a 31 de janeiro de 2005, e será marcado pelo debate "Porto Alegre 2005: os novos desafios no processo FSM frente à denominação e à militarização neoliberal".

No ano que vem, o fórum vai inaugurar um novo processo de mobilização, mais amplo, participativo e democrático. A nova proposta foi discutida na reunião do Conselho Internacional do FSM, entre 4 e 7 de abril deste ano, em Passignano sul Trasimeno, Itália.

Para manter a diversidade do evento, a partir do dia 14 de junho, diferentes movimentos sociais, organizações, entidades e atores que participam do fórum poderão fazer propostas, questões ou desafios de nível mundial através de um questionário-consulta. Além disso, poderão indicar atividades que pretendam desenvolver durante o evento.

Em 2005, o Fórum Social Mundial poderá sair da Pontifícia Universidade Católica (PUC) e deverá ser transferido para a orla do rio Guaíba, onde seria montada uma estrutura permanente, nos moldes da infra-estrutura de Mumbai, na Índia. Os organizadores não descartam tal possibilidade.

O dinheiro utilizado para a locação do Centro de Eventos da PUC seria utilizado para a construção das novas estruturas. O Comitê Organizador também não deverá pagar as despesas de viagem dos palestrantes. Os recursos seriam transferidos para auxiliar na vinda de organizações ao FSM, segundo integrantes do comitê gaúcho. No lançamento do FSM 2005, em São Paulo, participam Moema Miranda, coordenadora do Ibase, Miriam Nobre, integrante da Marcha Mundial das Mulheres, Teivo Teivainen, membro da Neetwork Institute for Global Democracy (NIGD) e Osvaldo Léon, membro do Comitê do Fórum Social das Américas. Também estarão presentes outros membros da Secretaria do FSM, Comitê Organizador Brasileiro, Conselhos Nacional e Internacional do FSM.




Fonte: JB Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/380883/visualizar/