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Politica Brasil
Quinta - 22 de Abril de 2004 às 15:18
Por: Mara Carnevale

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O III Encontro Nacional de Representantes de Educação Ambiental das Secretarias de Educação de Estado e Capitais e do I Encontro Conjunto de Técnicos de Educação e de Meio Ambiente de Estado e de Capitais, que aconteceu em Goiânia (GO), reuniu um número grande de secretários e assessores de vários estados brasileiros. Na oportunidade eles reconheceram o Programa Nacional de Educação Ambiental (Pronea), como um marco orientador para a elaboração de políticas de educação ambiental e seu processo de consulta pública como estratégia de controle e participação social.

Os Encontros foram realizados pela Coordenação Geral de Educação Ambiental do Ministério da Educação (MEC) e da Diretoria de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente(MMA).

A professora e membro da equipe de Educação Ambiental da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Luíza Braga Peixoto, participou do evento. Segundo ela, este encontro serviu para reconhecerem a necessidade e relevância de articulação, fortalecimento e enraizamento da educação ambiental em todo território nacional.

De acordo com ela foi apresentado, durante o evento, o Conselho Gestor, que é formado por representantes do MEC e do MMA, responsável pela implementação do Pronea nos Estados.

Luíza salientou que neste Encontro, foi reforçada a importância da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental (CIEA) em cada Estado, uma vez que a Comissão tem a finalidade de construir o Programa Estadual de Educação Ambiental, em sua região.”Nos Estados onde já existem a Comissão, é preciso fortalecê-las e democratizá-las, e nas regiões onde não existem é preciso criá-las”, disse ela.

A partir de agora vão ser realizados fóruns estaduais e municipais de educação ambiental sintonizados com os eventos de âmbito nacional, além de promover encontros municipais, estaduais e regionais que sensibilizem e comprometam secretários, prefeitos e governadores quanto à relevância da implementação da Educação Ambiental de forma articulada e integrada.




Fonte: Redação/Secom - MT

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