Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Ciência/Pesquisa
Quarta - 02 de Fevereiro de 2022 às 16:05
Por: Da Assessoria/Julianne Caju

    Imprimir


Nematoides podem prejudicar o crescimento das plantas de soja
Nematoides podem prejudicar o crescimento das plantas de soja

Dentre os problemas que podem prejudicar o crescimento das plantas de soja, os nematoides são os que, se o produtor não ficar atento, podem ter grande prejuízo. Monitorar frequentemente as áreas é fundamental. Identificar as espécies é outra ação necessária. Quantificar os nematoides também é importante. Com todo o diagnóstico em mãos é hora de decidir qual manejo deve ser adotado para diminuir as populações e evitar perdas de produção.

“Além do manejo com resistência varietal, químicos e biológicos, é importante adotar também conjuntamente as coberturas de solo. Todo cuidado para não disseminar ou evitar a disseminação dentro da fazenda, ou até de uma fazenda (área) para outra são necessários. A escolha dos materiais é um ponto fundamental e a utilização de técnicas eficientes para cada espécie é outra ferramenta que ajuda a ter maior controle dos nematoides”, explica Tatiane Zambiasi, Engenheira Agrônoma, Pesquisadora e Consultora da Agromax.

Muitas vezes os nematoides são considerados inimigos ocultos da lavoura, pois não são visíveis ao olho nú. Isso exige muita atenção, cautela e precaução do produtor e sua equipe. Se não for feito monitoramento constante e eficiente, pode se ter áreas com grandes perdas devido às altas populações dos nematoides.

De acordo com Tatiane, o ideal é mapear as áreas, assim como é feito com relação à fertilidade do solo. “Acredito que ainda temos muito a evoluir na parte genética, principalmente para o nematoide das lesões (Pratylenchus brachyurus); com os nematoides de cisto temos um desafio enorme com relação às raças, que cada vez mudam mais frequentemente e o produtor nem sempre tem essa informação; para o nematoide das galhas (Meloidogyne sp.) temos ainda poucos materiais resistentes. Mas já evoluímos muito em produtos químicos e biológicos, coberturas e informações de manejo integrado. Cautela e fazer um mapeamento constante, é um bom caminho para quem não quer ter perdas por causa de nematoides."

A pesquisadora apresentou essas e outras informações durante o Open Sky Soja 2022 realizado nesta quarta-feira (02) no município de Campo Verde, situado na região sudeste de Mato Grosso. Segundo Tatiane, as chuvas contribuíram para a multiplicação dos nematoides nas lavouras de Mato Grosso, causando problemas mais severos em algumas propriedades. “Os nematoides de cisto e das lesões puderam ser vistos com muita frequência e a disseminação foi muito rápida e eficiente”, destacou a especialista.

Para os participantes do evento realizado pela Proteplan (empresa de pesquisa agrícola) em outras duas cidades mato-grossenses, ter informação é muito importante para tomadas de decisões sobre manejos corretos dos fatores restritos de produção. O Consultor Técnico, Pedro Scheineider, participou da edição em Campo Novo do Parecis, norte do estado, e adquiriu informações nas áreas de herbologia, tecnologia de aplicação, pragas, fotossanidade e fisiologia das plantas. “Para nossa região, o evento trouxe muita inovação e pesquisa, que é o que todo produtor necessita. Temos muitas dúvidas sobre problemas de anomalias e nematoide de cisto. Adquirimos muitas informações sobre os assuntos e tivemos a oportunidade de aplicar no campo”.

Mais informações sobre os resultados de pesquisas divulgados no Open Sky Soja 2022 no site: https://www.proteplan.com.br/.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/450001/visualizar/