Repórter News - reporternews.com.br
Concursos/Empregos
Segunda - 20 de Maio de 2024 às 10:23
Por: Lidiane Moraes/Redação Primeira Página

    Imprimir


Frequentemente, o Primeira Página divulga as oportunidades de emprego em Cuiabá e outros municípios do estado. A oferta de trabalho revela um dado importante no cenário nacional: Mato Grosso ocupa o 1º lugar no ranking dos estados com menor taxa de desemprego.

De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Mato Grosso registrou a menor taxa de desemprego do país no primeiro trimestre deste ano. Segundo pesquisa divulgada na sexta-feira (17), o índice de pessoas sem ocupação ficou em 3,7%.

Funtrab Carteira de Trabalho Foto Bruno Rezende 03 730x480 1Quase 2 milhões de mato-grossenses estão trabalhando. (Foto: reprodução)

O desempenho de Mato Grosso vai na contramão do país, que teve aumento na taxa do desemprego em oito estados, sendo eles: Acre, Bahia, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

Conforme o IBGE, 1,9 milhão de mato-grossenses estão na força de trabalho, sendo 1,8 milhão trabalhando com carteira assinada ou não, e outros 73 mil estão desempregados. No primeiro trimestre de 2023, o número de desempregados no Estado era de 83 mil.

Dentre os trabalhadores, 1,309 milhão estão no setor privado, enquanto o setor público emprega 213 mil pessoas. Outros 466 mil trabalhadores atuam por conta própria.


Os empregos com carteira assinada no Estado tiveram saldo positivo de 25.688, ao contratar mais do que demitir de janeiro a março de 2024. O setor de serviços é o primeiro ao empregar cerca de 10,8 mil pessoas, seguido pela construção civil (4,2 mil) e a indústria (4,1 mil).

A geração de emprego também é reflexo da produção industrial que teve o 2º maior crescimento do Brasil em março deste ano, se comparado a fevereiro.

Enquanto no país a produção industrial cresceu 0,9%, em Mato Grosso foi 2,5%, atrás somente do Pará, que aumentou a produção industrial em 3,8%.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/464420/visualizar/