Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Sexta - 27 de Maio de 2011 às 13:07
Por: RODRIGO MACIEL MELONI

    Imprimir


O panorama cultural mato-grossense se abre para mais possibilidades com a realização do Festival de Cinema de Cáceres ‘Olhares do Pantanal’. A cerimônia de abertura do evento ocorre às 20 horas no Cine Teatro Xin, localizado no centro histórico de Cáceres. Segundo a diretora do festival, Elainne de Arruda Pires Cintra, algumas personalidades como o diretor do Festival de Cinema de Cuiabá, Luiz Borges, e a diretora cinematográfica Glória Albuês, já confirmaram presença no evento. O produtor cultural e professor universitário Diego Baraldi também participa do festival. Ele e o professor Moacir Barros coordenarão as oficinas que fazem parte da programação do evento.

O coordenador executivo Vicente Maranhão conta que aproximadamente 20 filmes de curta-metragem farão parte da Mostra Competitiva Cine Curta Cáceres e da Mostra Demonstrativa Olhares do Pantanal. “O numero de filmes inscritos mostra tanto o interesse dos diretores e produtores em participar do evento como e também um parâmetro que nos mostra que a produção cinematográfica no Brasil vem crescendo nos últimos 20 anos”, destaca Vicente.

Elainne explica que o projeto procura valorizar a cultura de forma geral, mas focando no reconhecimento do cinema como grande meio difusor da cultura do áudio visual. “O festival contempla a realização de um grande encontro regional dos cinéfilos de Mato Grosso, e este encontro terá como principal foco a integração e fortalecimento desta rede, entrando em consonância direta com ações como a do Programa Mais Cultura do MinC e com as resoluções do Conselho Nacional de Cineclubes”.

O público alvo é diversificado. “Comunidades de baixa renda e estudantes de 1° e 2° graus, que tem pouco contato com a 7ª arte e sem acesso a meios áudio visuais, são preferenciais. Mas a o objetivo maior é democratizar , e é claro que ele é direcionado a produtores culturais, universitários, professores e artistas”, frisa o produtor executivo Vicente Maranhão.
 
OFICINAS
 
A Oficina de Realização Audiovisual, que acontece nos dias 28 e 29 de maio, das 13h30 às 17h30, durante as atividades da 1ª Mostra de Cinema de Cáceres tem carga horária de 10 horas/atividades, e visa desenvolver o olhar dos participantes para a criação de imagens e sons em movimento, além de estimular a realização de conteúdos audiovisuais de curta duração.

Elainne acrescenta que a oficina foi pensada para um público não-iniciado em teorias ou técnicas sobre cinema e vídeo. Além da parte teórica, onde os participantes poderão conhecer um pouco mais sobre as características das práticas significadoras do audiovisual, haverá ênfase na parte prática. A idéia é que todos possam conhecer e manusear a câmera de vídeo, capturando imagens da cidade e das atividades realizadas durante a Mostra de Cinema. Também serão apresentadas situações envolvendo a produção de vídeos, desde a idéia original até a difusão em circuitos de exibição alternativos.

SERVIÇO

O quê? – 1 Festival de Cinema de Cáceres Olhares do Pantanal
Quando? – 27, 28 e 29 de maio
Onde? – Cine Teatro Xin – Cáceres
Mais informações pelos telefones 65 8122-5245 e 65 9973-1844 ou pelo site www.olharesdopantanal.com.br.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/90181/visualizar/